Banner Portal
Caracterização dos acidentes de trabalho ocorridos na UNICAMP no período de 2006 a 2009
PDF

Palavras-chave

Acidentes de trabalho. CAT. CIPA

Como Citar

SOUZA, José Benedito dos Santos; SOUZA, Rosineia Araujo; SILVA, Conceição Aparecida; ALMEIDA, Celso Ribeiro. Caracterização dos acidentes de trabalho ocorridos na UNICAMP no período de 2006 a 2009. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 303–304, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7946. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como missão preservar a saúde, a integridade física e o bem estar dos funcionários e de todos aqueles que interagem com a Unicamp, atuando de forma a conscientizar quanto aos riscos envolvidos no exercício das atividades e intervindo junto aos órgãos competentes, visando reduzir, eliminar ou neutralizar os riscos existentes. Neste sentido, foi feito um levantamento da ocorrência de acidentes de trabalho com profissionais da Unicamp. Os fatores analisados foram: ocupação, sexo, estado civil, idade, agente causador, partes do corpo atingidas, local do acidente e hora. Os estudos constataram que os acidentes mais frequentes envolveram os profissionais da área da enfermagem, sendo que dos 639 acidentes analisados, 66% ocorreram na área de enfermagem. O levantamento mostrou que 86% dos acidentes ocorreram com trabalhadores do sexo feminino, 47% dos acidentes ocorreram com trabalhadores casados, 69% dos acidentes de trabalho ocorreram com trabalhadores com idade superior a 40 anos. Acidentes envolvendo perfurocortantes e quedas representaram 24% e 20%, respectivamente, dos acidentes analisados. Os locais de maior incidência de acidentes de trabalho foram as Enfermarias e Laboratórios (22%), Centro Cirúrgico (12%) e estacionamentos, ruas e avenidas (19%), Pronto Socorro e Unidade de Tratamento Intensivo (11%). As áreas do corpo mais atingidas foram as mãos (35%), pés e pernas (14%), cabeça (11%), coluna e costas (9%), sendo que lesões múltiplas em várias partes do corpo foram citadas em 19% das CATs. A maioria dos acidentes ocorreu em até 4 horas após inicio da jornada.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 José Benedito dos Santos Souza, Rosineia Araujo Souza, Conceição Aparecida Silva, Celso Ribeiro Almeida

Downloads

Não há dados estatísticos.