Avaliação cognitiva de uma criança atendida na associação de equoterapia de Campinas

Autores

  • Elaine Regina Zerlin Aguiar Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Eliete Orto, Daniele Eloisa A. Kobayashi Universidade Estadual deCampinas
  • Maria. Aparecida Pascoal Góes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7939

Palavras-chave:

Equoterapia. Biopsicossocial. Cognição

Resumo

Este é um estudo de caso de criança com dez anos de idade, com dificuldade motora, leitura lenta e troca de letras atendida na Associação de Equoterapia de Campinas. O objetivo deste trabalho foi identificar as dificuldades e habilidades da paciente em questão. A metodologia utilizada foi provas para Diagnóstico do Comportamento Operatório Piaget (conservação de quantidades discretas e contínuas, classificação ou inclusão de classes e seriação) e a técnica do desenho livre para assim explorar a queixa e compreender a paciente. Por meio deste estudo foi observado que a criança tem capacidade de concentração e observação; os resultados mostraram a dificuldade de compreensão espacial e temporal bem como a dificuldade motora. Foi sugerido exercício de memorização e lateralidade quando em atendimento na Instituição. Aos familiares foi sugerido trabalho com leitura, repetição de história e também a execução de trabalhos manuais tais como pintura, desenho, confecção de bijuteria para o desenvolvimento motor. Com a técnica do desenho livre, instrumento de investigação clínica da personalidade foi observado o pareamento, a paciente desenhou na maioria das vezes, objetos aos pares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Regina Zerlin Aguiar Silva, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/FCM, Anhanguera Educacional, Associação e Ecoterapia de Campinas

Eliete Orto, Daniele Eloisa A. Kobayashi, Universidade Estadual deCampinas

UNICAMP/FCM, Anhanguera Educacional, Associação e Ecoterapia de Campinas

Maria. Aparecida Pascoal Góes, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/FCM, Anhanguera Educacional, Associação e Ecoterapia de Campinas

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

SILVA, E. R. Z. A.; KOBAYASHI, E. O. D. E. A.; GÓES, M. A. P. Avaliação cognitiva de uma criança atendida na associação de equoterapia de Campinas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 324–324, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7939. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7939. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida