Banner Portal
Avaliação cognitiva de uma criança atendida na associação de equoterapia de Campinas
PDF

Palavras-chave

Equoterapia. Biopsicossocial. Cognição

Como Citar

SILVA, Elaine Regina Zerlin Aguiar; KOBAYASHI, Eliete Orto, Daniele Eloisa A.; GÓES, Maria. Aparecida Pascoal. Avaliação cognitiva de uma criança atendida na associação de equoterapia de Campinas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 324–324, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7939. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este é um estudo de caso de criança com dez anos de idade, com dificuldade motora, leitura lenta e troca de letras atendida na Associação de Equoterapia de Campinas. O objetivo deste trabalho foi identificar as dificuldades e habilidades da paciente em questão. A metodologia utilizada foi provas para Diagnóstico do Comportamento Operatório Piaget (conservação de quantidades discretas e contínuas, classificação ou inclusão de classes e seriação) e a técnica do desenho livre para assim explorar a queixa e compreender a paciente. Por meio deste estudo foi observado que a criança tem capacidade de concentração e observação; os resultados mostraram a dificuldade de compreensão espacial e temporal bem como a dificuldade motora. Foi sugerido exercício de memorização e lateralidade quando em atendimento na Instituição. Aos familiares foi sugerido trabalho com leitura, repetição de história e também a execução de trabalhos manuais tais como pintura, desenho, confecção de bijuteria para o desenvolvimento motor. Com a técnica do desenho livre, instrumento de investigação clínica da personalidade foi observado o pareamento, a paciente desenhou na maioria das vezes, objetos aos pares.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Elaine Regina Zerlin Aguiar Silva, Eliete Orto, Daniele Eloisa A. Kobayashi, Maria. Aparecida Pascoal Góes

Downloads

Não há dados estatísticos.