Banner Portal
Apontamentos dos índices de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis entre servidores da universidade estadual de Campinas
PDF

Palavras-chave

Fatores de risco. Doenças crônicas. servidores. Educação. Prevenção

Como Citar

ZAMAI, Carlos Aparecido; BANKOF, Antonia Dalla Pria; MORAES, Marco Antonio. Apontamentos dos índices de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis entre servidores da universidade estadual de Campinas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 343–343, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7930. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de identificar os fatores de risco para diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e doenças cardiovasculares entre servidores da Unicamp. Foram tabuladas e analisadas 1.300 fichas anamnese de servidores de ambos os sexo e idade entre 30 a 58 anos, no ato da inscrição no Programa Mexa-se de janeiro de 2005 a dezembro de 2008 onde foram obtidos dados referentes ao nome, idade, sexo, IMC, uso de tabaco, etilismo, sedentarismo e histórico familiar de DM, HAS, hipercolesterolemia e evento isquêmico. Após aplicação da anamnese, os servidores que apresentavam três ou mais fatores de risco para DM, HAS e DCV foram orientados e encaminhados para realização da avaliação antropométrica, glicosimetria capilar e mensuração da pressão arterial no Cecom-Unicamp. A amostra foi constituída de 1300 fichas anamnese, sendo 783 do sexo feminino e 517 do sexo masculino. Os resultados apontaram que 70,3% dos servidores não realizam atividade física no momento, 72,1% dos indivíduos apresentaram antecedentes familiares para DM, 76,2% para HAS, 60,5% para hipercolesterolemia, 52,0% para evento isquêmico prévio, destes 75,5% apresentaram sobrepeso e 15,9% obesidade grau I e 37,5% estão com a pressão arterial 130/80 mmHg e 17,5% com 140/100 mmHg. Os resultados indicam a urgência e a necessidade da disseminação de informações educativas na universidade, visando à educação em saúde e prevenção de fatores de risco e doenças crônicas não-transmissíveis entre os servidores da universidade, bem como a continuidade dos trabalhos oferecidos pelo Programa Mexa-se.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Carlos Aparecido Zamai, Antonia Dalla Pria Bankof, Marco Antonio Moraes

Downloads

Não há dados estatísticos.