Resumo
O Serviço Social iniciou sua trajetória dentro dos Recursos Humanos da Universidade em meados de 1986, com a Instituição do serviço de Orientação e Assistência ao Servidor (SOAS), que atuava junto aos funcionários. Após a ocorrência da reforma administrativa denominou-se Atendimento Humano e Social, mantendo os mesmos moldes de atuação. Em 1990, foi criado o Serviço de Apoio ao Servidor (SAS), com atribuições de assessoria a Reitoria, na determinação de políticas sociais da Universidade através de levantamento de problemas existentes junto aos funcionários com propostas de programas sociais. Em 1994, foi criado o Centro de Assistência aos Funcionários (CAF). A área coordenava a execução e implantação de projetos nas áreas de assistência social, esporte, cultura, lazer, orientação jurídicos e incentivos aos funcionários. Em 1998, foram extintos (SAS e CAF) mediante portaria do Reitor, sendo então, unificadas as ações dos dois órgãos, denominando-se Diretoria de Assistência e Benefícios (DAB). Em 2005 foi designado pela Reitoria um GT - Grupo de Trabalho, Portaria GR-134/2005, cujo objetivo foi analisar as ações e programas existentes na Diretoria de Benefícios e na área de Atendimento Social, propondo ações que permitam aprimorar esta atuação da Unicamp. O estudo do GT – Grupo de Trabalho, resultou na implantação do GGBS – Grupo Gestor de Benefícios Sociais, órgão parte da Reitoria da Unicamp, com a missão de viabilizar, de forma estrategicamente planejada, a concessão criteriosa e pró-ativa de benefícios espontâneos, ações de assistência social e fomento de programas especiais para os segmentos funcionais da universidade como forma de melhoria da qualidade de vida em seus múltiplos aspectos.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Selma Aparecida Silva Cesario
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