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A qualidade de vida dos profissionais de enfermagem sob a ótica da satisfação
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Palavras-chave

Enfermagem. Trabalho. Qualidade de vida. Satisfação

Como Citar

LUCA, Cláudia Margarida Vieira; SILVA, Telma Terezinha Ribeiro; FERNANDES, Angela Cristina Puzzi. A qualidade de vida dos profissionais de enfermagem sob a ótica da satisfação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 314–314, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7924. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

O conhecimento e avaliação da qualidade de vida e satisfação dos trabalhadores podem minimizar as dificuldades enfrentadas por eles quanto ao bem-estar pessoal e profissional, posto que a satisfação no trabalho deva ser considerada como um determinante de saúde. Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica sobre a temática qualidade de vida e satisfação dos profissionais de enfermagem em relação ao trabalho. Foi realizada revisão bibliográfica dos artigos publicados em periódicos indexados nas bases de dados LILACS e SCIELO. Foram identificados e analisados 22 trabalhos publicados entre 1999 e 2009. No ano de 2006 encontrou-se o maior número de publicações, 5 (22,7%); a revista que mais publicou sobre o tema foi a Revista Latino Americana de Enfermagem, 5 trabalhos (22,7%). Dos estudos, 2 (9,0%) eram revisões bibliográficas; a área de atuação hospitalar foi avaliada em 12 (54,5%); 15 (68,1%) estudaram a equipe de enfermagem; 8 estudos (36,3) possuíam dois autores; 14 (63,6%) realizaram abordagem qualitativa; 5 (22,7%) utilizaram instrumentos genéricos, 3 (13,62%), instrumentos específicos. O Medical Outcomes Studies 36 - item Short Form foi o instrumento genérico mais utilizado, o Índice de Satisfação Profissional foi o instrumento específico mais abordado. Conclui-se que a produção científica sobre o tema, apesar de seu desenvolvimento, ainda é reduzida. Tais estudos colaboram para modificar a maneira pela qual os trabalhadores realizam suas tarefas, facilitando e trazendo maior satisfação aos mesmos e contribuindo para o melhor gerenciamento das instituições e melhoria da qualidade da assistência oferecida.
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Copyright (c) 2016 Cláudia Margarida Vieira Luca, Telma Terezinha Ribeiro Silva, Angela Cristina Puzzi Fernandes

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