Banner Portal
A média móvel como indicador de participação nas reuniões da CIPA
PDF

Palavras-chave

CIPA. Média móvel. Participação

Como Citar

ALMEIDA, C. R.; SILVA, C. A.; ROCHA, M. J. da S.; SILVA, M. A. A média móvel como indicador de participação nas reuniões da CIPA. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 307–308, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7921. Acesso em: 30 nov. 2023.

Resumo

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realiza reuniões ordinárias com um calendário preestabelecido e todos os membros assinam a lista de presença. A CIPA vem monitorando a frequência dos membros da CIPA (cipeiros) nas reuniões desde fevereiro de 2004 e tem buscado um indicador que retrate a participação dos cipeiros nas reuniões. A média móvel tem se mostrado um bom indicador, pois é uma média de um certo período de tempo e é denominada móvel porque a cada reunião considera-se um novo dado e abandona-se o dado mais antigo. Assim, cada ponto da média móvel corresponde a média 12 reuniões. Uma informação importante obtida pelo gráfico da média móvel é a sua inclinação, pois a média móvel ascendente indica o incremento da participação dos cipeiros nas reuniões, enquanto que uma média descendente indica a falta de interesse dos cipeiros para participar das reuniões. A média móvel representa suavemente a tendência de participação dos cipeiros nas reuniões, uma vez que ela filtra as oscilações menores. No período de setembro de 2004 a setembro de 2009, a média móvel de participação dos membros da CIPA nas reuniões oscilou de 40 para 70, com uma variação positiva de 75%.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Celso Ribeiro Almeida, Conceição Aparecida Silva, Maria Júlia da Silva Rocha, Mauricio Aparecido Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.