Banner Portal
A metodologia de projetos na construção da linguagem
PDF

Palavras-chave

Linguagem infantil. Educação infantil. Interacionismo

Como Citar

SILVA, Benedita de Lourdes Motta; CALLEGARI, Edmea Aparecida; BORGES, Roberta Rocha. A metodologia de projetos na construção da linguagem. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 250–251, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7920. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

Uns dos trabalhos desenvolvidos na educação infantil constituem na realização de projetos que foi desenvolvido com crianças de dois anos e meio a três anos de idade no Centro de Convivência Infantil, hoje DedIC da Unicamp em 2008. O interesse das crianças se deu pela escolha do nome do grupo (Turma do Céu) que desencadeou o interesse das crianças pelo planeta terra, desenvolvendo o sentido de pertencimento. Onde cada um mora? Com quem? Quem faz parte da família? Dentro desta atividade através de fotos, cada criança apresentou aos colegas e professores sua família, falando um pouco de si mesmo também. Partindo da curiosidade e interesse das crianças, exploramos os elementos da natureza e a composição do céu. Elaboramos junto com as crianças com material de sucata a construção da luneta para a observação não só do céu, mas de tudo que quisessem verde modo diferente. Este projeto trouxe para nós educadoras/espelhos da criança, enriquecimento cultural e troca coletiva da importância da fala como ferramenta social do individuo e do uso correto da linguagem oral. Conquistamos melhores condições de aprendizado, comprometidas socialmente com as crianças, com melhor compreensão de nossa prática docente, consciente e crítica e que sem mudar toda a sociedade, nos dá a certeza de termos plantado algo de bom. Com esta ação consciente aprimoramos nossa prática transformando-a em significados para nossos alunos. Segundo Soares (2006) Na psicologia do desenvolvimento, o interacionismo oferece muitas respostas às lacunas deixadas pelas teorias comportamentais e inatistas ao partir do pressuposto de que o sujeito interage ativamente com o meio e este se modifica em função de sua ação. Portanto nossa função de professor baseada nesta teoria é fundamental para a aquisição do desenvolvimento da linguagem das crianças, pois estas se desenvolvem nos diferentes meios sociais. Concluímos que a escola infantil é uns dos meios mais importantes, para que isto ocorra já que as crianças ingressam mais cedo na escola e permanecem mais tempo neste espaço
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Benedita de Lourdes Motta Silva, Edmea Aparecida Callegari, Roberta Rocha Borges

Downloads

Não há dados estatísticos.