A metodologia de projetos na construção da linguagem

Autores

  • Benedita de Lourdes Motta Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Edmea Aparecida Callegari Universidade Estadual de Campinas
  • Roberta Rocha Borges Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7920

Palavras-chave:

Linguagem infantil. Educação infantil. Interacionismo

Resumo

Uns dos trabalhos desenvolvidos na educação infantil constituem na realização de projetos que foi desenvolvido com crianças de dois anos e meio a três anos de idade no Centro de Convivência Infantil, hoje DedIC da Unicamp em 2008. O interesse das crianças se deu pela escolha do nome do grupo (Turma do Céu) que desencadeou o interesse das crianças pelo planeta terra, desenvolvendo o sentido de pertencimento. Onde cada um mora? Com quem? Quem faz parte da família? Dentro desta atividade através de fotos, cada criança apresentou aos colegas e professores sua família, falando um pouco de si mesmo também. Partindo da curiosidade e interesse das crianças, exploramos os elementos da natureza e a composição do céu. Elaboramos junto com as crianças com material de sucata a construção da luneta para a observação não só do céu, mas de tudo que quisessem verde modo diferente. Este projeto trouxe para nós educadoras/espelhos da criança, enriquecimento cultural e troca coletiva da importância da fala como ferramenta social do individuo e do uso correto da linguagem oral. Conquistamos melhores condições de aprendizado, comprometidas socialmente com as crianças, com melhor compreensão de nossa prática docente, consciente e crítica e que sem mudar toda a sociedade, nos dá a certeza de termos plantado algo de bom. Com esta ação consciente aprimoramos nossa prática transformando-a em significados para nossos alunos. Segundo Soares (2006) Na psicologia do desenvolvimento, o interacionismo oferece muitas respostas às lacunas deixadas pelas teorias comportamentais e inatistas ao partir do pressuposto de que o sujeito interage ativamente com o meio e este se modifica em função de sua ação. Portanto nossa função de professor baseada nesta teoria é fundamental para a aquisição do desenvolvimento da linguagem das crianças, pois estas se desenvolvem nos diferentes meios sociais. Concluímos que a escola infantil é uns dos meios mais importantes, para que isto ocorra já que as crianças ingressam mais cedo na escola e permanecem mais tempo neste espaço

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedita de Lourdes Motta Silva, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/DGRH/DEdIC/CECI/Maternal

Edmea Aparecida Callegari, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/DGRH/DEdIC/CECI/Maternal

Roberta Rocha Borges, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/DGRH/DEdIC/CECI/Maternal

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

SILVA, B. de L. M.; CALLEGARI, E. A.; BORGES, R. R. A metodologia de projetos na construção da linguagem. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 250–251, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7920. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7920. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>