A iniciação musical nas escolas infantis da UNICAMP brincando e cantando

Autores

  • Sonia Martins Lima Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7919

Palavras-chave:

Cantar. Dançar. Brincar. Criança. Futuro

Resumo

Aprimorando as buscas por novos horizontes na educação e conforme Lei nº. 2732/08 do Senado, que aprova e torna obrigatório o ensino da música nas escolas do curso fundamental e médio, torna-se de suma importância a implantação da iniciação musical nas escolas em geral. Essas não possuem em sua ficha técnica vagas para professores de música e tão pouco equipamentos, instrumentos e material didático. Sendo apresentado este problema, e com o intuito de atender a esta necessidade, se fará necessária a preparação das escolas para a nova era da educação e recepção desta nova modalidade de ensino – Educação Musical. O projeto propõe vivências musicais com músicas infantis e da MPB com apresentações de estagiários remunerados que agem também como educadores devidamente orientados em classe, contribuindo assim diretamente na formação cognitiva das crianças atendidas, por meio da banda rítmica infantil, canções e flauta doce, ótimas parceiras no processo de desenvolvimento das inteligências múltiplas destas. Estes estagiários deverão ter conhecimento técnico de teclado musical, flauta doce, violão e percussão. A proposta aplicase para as escolas de educação infanto-juvenil da Unicamp, visto que atua com excelência no bem estar dos filhos dos funcionários desde as creches até o PRODECAD. Faz-se necessária a contratação de estagiários de cursos de Licenciatura em Música, assim como a compra de equipamentos, instrumentos musicais, CDs, DVDs, livros e material de escritório que serão descritos pela autora. Pelos termos deste vê-se grande possibilidade de ser contemplado

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Martins Lima, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/DEDIC

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

LIMA, S. M. A iniciação musical nas escolas infantis da UNICAMP brincando e cantando. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 320–320, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7919. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7919. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 5 - Área de Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida