Banner Portal
Relato de experiência: humanização – comemorações facilitadoras à adesão ao tratamento em um hospital dia de aids
PDF

Palavras-chave

Antiretrovirais. Saúde. HIV

Como Citar

TOZZI, Cíntia Soares; BUENO, Valéria de Fátima Ferreira; MENDES, Maria de Fátima Peli; MOURA, Adriana Ferreira Lázaro; MENDES, Vera Gonçalves. Relato de experiência: humanização – comemorações facilitadoras à adesão ao tratamento em um hospital dia de aids. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 226–226, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7904. Acesso em: 17 abr. 2024.

Resumo

Nas atividades festivas pode-se estabelecer maior vínculo entre profissionais da saúde, equipe de apoio e clientes para melhor aceitação do tratamento com antiretrovirais. Diante desse cenário e da consciência do nosso papel de favorecer ações de promoção, recuperação e reabilitação da saúde aos nossos clientes realizam-se atividades comemorativas para trabalhar a adesão ao tratamento. À partir das datas comemorativas a equipe mobilizou-se para captar recursos, envolver pessoas, confeccionar cartazes com frases alusivas e lembranças temáticas. Os profissionais e convidados cozinharam comidas típicas enaltecendo a importância do cuidado com a alimentação, puderam trabalhar a aceitação da doença e do tratamento. Observou-se neste período que a participação dos clientes em seu tratamento e nas atividades do Hospital Dia se tornou mais ativa. Pode-se inferir com isto que é possível ter ações mais humanizadas para maior aceitação ao tratamento e da doença. Durante os eventos observou-se em cada rosto um “momento de alegria”. Utilizar a tecnologia leve (criação de relação interpessoal e vínculo) e instrumentos simples e alternativos podem favorecer o bem estar e maior qualidade de vida de clientes que convivem com o vírus HIV.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Cíntia Soares Tozzi, Valéria de Fátima Ferreira Bueno, Maria de Fátima Peli Mendes, Adriana Ferreira Lázaro Moura, Vera Gonçalves Mendes

Downloads

Não há dados estatísticos.