Resumo
Este trabalho teve como objetivos melhorar o desenvolvimento de pesquisas científicas e otimizar as atividades de ensino nos laboratórios da FEAGRI. Para tanto, foi realizado um trabalho conjunto de três profissionais de pesquisa de laboratórios distintos para determinar os pontos críticos que necessitavam de melhorias em relação aos procedimentos pré-existentes de cada laboratório. Para tanto, foi utilizado um modelo de melhoria que era formado por três perguntas: 1) O que estamos tentando realizar; 2) Como saber se uma mudança é uma melhoria; 3) Que mudanças podem ser feitas que se transformaram em melhoria. Essas perguntas compõem uma estrutura para o processo geral de fazer melhorias de qualidade. O EDTI (Entender ’! Desenvolver ’!Testar ’! Implementar), que é o padrão para o trabalho em um processo de melhoria. Utilizou-se uma técnica administrativa denominada PDSA (Planejar, Desenvolver, Entender e Aplicar) que é um método padrão de trabalho para desenvolver, testar e implementar mudanças de maneira rápida e eficaz. Após análises do processo atual, foi proposto um novo fluxograma de atividades para o desenvolvimento de pesquisas nos laboratórios, onde o número de atividades foi reduzido de 43 para 34 atividades. Isto implica em um melhor aproveitamento do tempo dos funcionários como maior facilidade no uso das instalações dos laboratórios.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Tulio Assunção Pires Ribeiro, Gabrielle Caricchio Ferreira, Rosa Helena Aguiar, Mauricio Calixto de Andrade
Downloads
Não há dados estatísticos.