Relato de experiência com crianças em tomógrafo multislice sem anestesia

Autores

  • Maria Ercilia D. P. Castilho Stefano Universidade Estadual de Capinas
  • Leandro Vian Universidade Estadual de Campinas
  • Larissa Maria Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7897

Palavras-chave:

Tomografia. Anestesia. Criança

Resumo

O objetivo é apresentar a experiência do atendimento de crianças submetidas à tomografia em equipamento multislice sem anestésico. O procedimento com anestesia gera angústia e ansiedade ao cuidador da criança. O jejum gera irritabilidade e estresse. O tempo de exame com anestesia é maior, acarretando assim, maior tempo de espera aos pacientes agendados posteriormente, além de maior custo financeiro. No agendamento do exame o cuidador e a criança são orientados. No dia do exame as estratégias utilizadas são: todo o ambiente do procedimento é apresentado à criança e ao cuidador, uma simulação da dinâmica do exame é realizada com a criança, cuidador e do profissional de enfermagem. (este momento lúdico proporciona tranquilidade), a linguagem utilizada é adequada à criança e ao cuidador, como: tirar fotos e brincar de estátua, o cuidador permanece ao lado da criança e é estimulado a distrair a sua atenção com uma canção, crianças menores de dois anos, se possível, são adormecidas pelo cuidador (a iluminação é diminuída)

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Biografia do Autor

Maria Ercilia D. P. Castilho Stefano, Universidade Estadual de Capinas

UNICAMP/HC/Divisão de Imaginologia

Leandro Vian, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/HC/Divisão de Imaginologia

Larissa Maria Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/HC/Divisão de Imaginologia

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

STEFANO, M. E. D. P. C.; VIAN, L.; RODRIGUES, L. M. Relato de experiência com crianças em tomógrafo multislice sem anestesia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 231–232, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7897. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7897. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 4 - Área Médica e Biológicas