Banner Portal
Reaproveitamento dos resíduos da maravalha de pinus sp gerados pelo cemib durante o processo de produção de camundongos e ratos s.p.f. (livres de agentes patogênicos)
PDF

Palavras-chave

Resíduo. Maravalha. Compostagem

Como Citar

ZANFOLIN, Marcos; ALVES, Delma P.; BENEVIDES, André Pires; FERREIRA FILHO, Armando. Reaproveitamento dos resíduos da maravalha de pinus sp gerados pelo cemib durante o processo de produção de camundongos e ratos s.p.f. (livres de agentes patogênicos). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 189–190, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7894. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O CEMIB produz camundongos e ratos controlado do ponto de vista genético, sanitário e ambiental. Assim o Centro produz maravalha que é utilizada como cama na produção dos animais, essa maravalha não pode ser ensacada e descartada no lixo comum. Por questões de impacto ambiental a maravalha é colocada em container, localizadas na parte externa do prédio, que possue um sistema de escoamento diretamente para dentro de caçambas, que são retiradas semanalmente por veiculo de transporte adequado para o Aterro Sanitário Municipal–Delta A, sendo a mesma utilizada na produção de compostagem. O volume de resíduo descartado é de aproximadamente 60 toneladas por ano. Todas as etapas, desde a origem da maravalha até o descarte é devidamente controlado, dessa forma é possível assegurar a rastreabilidade de todo o processo de geração do resíduo de maravalha. Ressaltase também o controle de qualidade do resíduo gerado que é realizado mediante o programa de monitoramento permanente das colônias de animais produzidos pelo Cemib. Além da solução ecologicamente encontrada pelo CEMIB com relação ao destino da maravalha outro fator positivo foi abolir o uso de sacos plásticos reduzindo impacto negativo de poluição ambiente pela forma de acondicionamento, transporte e descarte do material. Atualmente a forma de descarte encontrada pelo CEMIB, juntamente com a prefeitura Municipal de Campinas é de misturar esse resíduo com poda de arvores, gerando um composto orgânico utilizado exclusivamente como adubo nos canteiros de praças e jardins da Cidade de Campinas.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Marcos Zanfolin, Delma P. Alves, André Pires Benevides, Armando Ferreira Filho

Downloads

Não há dados estatísticos.