Banner Portal
Produção de anticorpos em coelhas jovens
PDF

Palavras-chave

Anticorpos. Peptídeos conjugados. Imunização. ELISA

Como Citar

ALVIM, Maria Cristina Fernandes; PEDRONI, Marcus Vinicius Costa; PASSAFARO, Anna Carolina Degan; D’SOUZA-LI, Lília. Produção de anticorpos em coelhas jovens. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 192–193, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7888. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A padronização de uma técnica de produção de anticorpos em nosso laboratório, será de suma importância para a realização de inúmeras técnicas tais como Western Blot, Imunocitoquimícas e Imunohistoquímica.Objetivo: Produzir anticorpos específicos para as proteínas do receptor sensor de cálcio, receptor metabotrópico do glutamato 1, Vilip1 e Tubulina. Métodos: Foram usados peptídeos específicos para cada proteína, conjugados com KLH e duas coelhas por anticorpo. Após coleta de sangue periférico (tempo 0), foi injetado uma dose inicial de 250ng de peptídeo com adjuvante de Freund completo. Após 15 dias e 45 dias foram realizados reforços com 100 ng de peptídeo com adjuvante de Freund Incompleto. O sangue foi coletado após 15 dias de cada reforço e o soro armazenado a -80°C. Após o último reforço, a titulação dos anticorpos foi avaliada pelo método de ELISA com cada peptídeo aderido à microplaca e diferentes diluições de soro. Resultados: Comparado com a tempo 0, houve aumento significativo de resposta após a primeira imunização porém sem aumento posterior. Discussão: Diversas variáveis podem ter corroborado para nossos resultados. No início, tivemos muitas dificuldades, tais como acesso venoso, material inadequado, hemólise do sangue coletado e formação de granulomas no local de aplicação. Com mais experiência, foram melhorados o método para coleta de sangue, a escolha de material mais apropriado, e a técnica de aplicação. Conclusão: Daremos continuidade na produção de anticorpos, otimizando as condições tais como concentração de peptídeo e metodologias.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Cristina Fernandes Alvim, Marcus Vinicius Costa Pedroni, Anna Carolina Degan Passafaro, Lília D’Souza-Li

Downloads

Não há dados estatísticos.