Implementação de metodologia para monitorização de contaminação microbiana no ambiente de produção de matrizes de camundongos e de ratos spf

Autores

  • Edivana Aparecida Vespa Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Silvio Rogério Cardoso Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Clarice Yukari Minagawa Universidade Estadual de Campinas
  • Delma Pegolo Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Rovilson Gilioli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7857

Palavras-chave:

Ambiente. Desinfecção. Esterilização. Antissepsia

Resumo

Camundongos e ratos livres de agentes patogênicos (SPF) são modelos adequados para avaliar fenômenos biológicos em pesquisas. Matrizes destas espécies são mantidas na área de Gnotobiologia do CEMIB/Unicamp sob sistema de barreiras sanitárias e em unidades isoladoras. O objetivo foi monitorizar e validar os diferentes procedimentos para controle de contaminação microbiana. Avaliou-se a eficiência dos processos de desinfecção por testes microbiológicos de sedimentação espontânea de partículas do ar ambiente e junto aos difusores de insuflamento de ar. Coletou-se amostras por meio de swabs das superfícies de braços e luvas das unidades isoladoras. Para validação e certificação de esterilização de materiais por autoclavagem foram utilizados testes com G. stearothermophyllus e pellets de ração. Os testes microbiológicos quantitativos demonstraram a eficiência dos processos utilizados. No teste qualitativo isolou-se Staphylococcus sp, Pseudomonas aeruginosa, Enterobacter sp, Klebsiella pneumoniae e Alcaligenes faecalis dos braços e luvas das unidades isoladoras indicando a necessidade de reavaliar os métodos de desinfecção, esterilização e anti-sepsia realizadas pelos técnicos que levaram a readequação dos Procedimentos Operacionais Padronizados utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivana Aparecida Vespa Alves, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/CEMIB

Silvio Rogério Cardoso Santos, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/CEMIB

Clarice Yukari Minagawa, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/CEMIB

Delma Pegolo Alves, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/CEMIB

Rovilson Gilioli, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/CEMIB

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

ALVES, E. A. V.; SANTOS, S. R. C.; MINAGAWA, C. Y.; ALVES, D. P.; GILIOLI, R. Implementação de metodologia para monitorização de contaminação microbiana no ambiente de produção de matrizes de camundongos e de ratos spf. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 172–172, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7857. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7857. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 4 - Área Médica e Biológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4