Banner Portal
Fatores associados à realização de cesariana em hospitais brasileiros
PDF

Palavras-chave

Cesárea. Fatores de risco. Fatores socioeconômicos. Serviços de saúde materna. Estudos transversais

Como Citar

PÁDUA, Karla Simônia; OSIS, Maria José Duarte; FAÚNDES, Anibal; BARBOSA, Avelar Holanda; MORAES FILHO, Olímpio Barbosa. Fatores associados à realização de cesariana em hospitais brasileiros. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 179–179, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7842. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Altas taxas de cesariana no Brasil preocupam pelo seu uso indiscriminado, o que pode trazer riscos para mães e recém-nascidos. O objetivo desse estudo foi avaliar a prevalência de cesariana em hospitais brasileiros. Estudo transversal com dados do Sistema Global de Dados para a Saúde Materna e Perinatal, da Organização Mundial da Saúde, para São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal. Analisaram-se dados de 15.354 mulheres parturientes entre setembro/2004 e março/2005, segundo características sociodemográficas e reprodutivas e do hospital. Realizaram-se análises bivariada – com cálculos de razões de prevalência e respectivos intervalos de confiança – e multivariada por regressão de Poisson. A razão de prevalência de cesarianas foi significativamente maior entre mulheres com maior idade, entre casadas/unidas, e com maior índice de massa corporal. Condições apresentadas durante a gravidez/parto, como diagnóstico de HIV da parturiente, maior peso e perímetro cefálico do recém-nascido, e maior número de consultas de pré-natal, se associaram à maior razão de prevalência de cesariana. Na regressão mostraram associação direta com o desfecho: maior idade e escolaridade da parturiente; presença de hipertensão/eclâmpsia, doenças crônicas e outras condições médicas; maior perímetro cefálico do recém-nascido, primiparidade, ter tido cesariana na última gravidez, e ter recebido analgesia peridural ou raquidiana durante o trabalho de parto. Não houve associação entre cesárea e características dos hospitais. As condições da gravidez, do recém-nascido e as características sociodemográficas e reprodutivas da parturiente associaram-se independentemente à realização de cesariana.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Karla Simônia Pádua, Maria José Duarte Osis, Anibal Faúndes, Avelar Holanda Barbosa, Olímpio Barbosa Moraes Filho

Downloads

Não há dados estatísticos.