Estudo da viabilidade técnica da implantação da segregação de resíduo sólido hospitalar na enfermaria de pediatria do hospital das clínicas UNICAMP

Autores

  • Gisele Aparecida Soares da Cunha Ávila Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7838

Palavras-chave:

Gerenciamento do resíduo hospitalar. Análise da viabilidade

Resumo

Viabilidade da implantação da segregação do resíduo hospitalar através da demostração de programa de gerenciamento. Foi estudado o fluxograma do descarte do resíduo sólido hospitalar na unidade de enfermaria de pediatria nos posto 1, 2 , 3 e diálise. Observado a necessidade de um estudo específico no gerenciamento do descarte destes resíduos para minimizar o custo e auxiliar na sustentabilidade ambiental. O modelo de análise está estruturado em quatro partes fundamentais: 1) Identificação das alternativas 2) Análise econômica 3) Analise de risco operacional 4) desenvolvimento de um programa de gerenciamento. O resultado final é apresentar uma metodologia que possa identificar e controlar o descarte de resíduos na unidade hospitalar. Conclui-se que os benefícios econômicos e ambientais são extremamente favoráveis,visto que o investimento necessário é baixo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Aparecida Soares da Cunha Ávila, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/HC – Enfermaria de Pediatria

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

ÁVILA, G. A. S. da C. Estudo da viabilidade técnica da implantação da segregação de resíduo sólido hospitalar na enfermaria de pediatria do hospital das clínicas UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 175–175, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7838. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7838. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 4 - Área Médica e Biológicas