Banner Portal
Atuação do psicologo hospitalar em obstetricia: relato de experiência
PDF

Palavras-chave

Gestação. Psicologia médica. Acontecimentos que mudam a vida

Como Citar

DUARTE, C. A. M.; ZAPAROLLI, L. G.; OISH, K. L.; ROSSI, A. da S.; SANTOS, L. P. Atuação do psicologo hospitalar em obstetricia: relato de experiência. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 168–169, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7816. Acesso em: 22 fev. 2024.

Resumo

O psicólogo hospitalar que atua em Obstetrícia lida diretamente com as alterações emocionais mais freqüentemente presentes no ciclo gravídico puerperal.A gestação ou puerpério com intercorrências geram na mulher, no companheiro e na sua família algumas angústias específicas, relacionadas, principalmente, à sobreposição saúde-doença presente nesse contexto. Sendo assim, são comuns sentimentos de impotência diante do adoecimento, culpa, medo de estar sendo castigada por alguma atitude condenável, raiva, gerando aumento de ansiedade e acentuação da regressão No CAISM-HOSPITAL DA MULHER, por caracterizar-se como um Hospital Público Universitário que é vinculado ao SUS e atender a casos de alta complexidade, o psicólogo que atua dentro da área da Obstetrícia lida essencialmente com as intercorrências que surgem no ciclo gravídico puerperal.Atualmente constituem-se como áreas de atuação dentro da Área de Obstetrícia do CAISM os Ambulatórios do Pré-Natal Especializado (PNE), Pré-natal de Alto Risco (PNAR), Pré-natal de Adolescentes (PNA), Revisão de Parto Adulto (RP), de Adolescentes (RPA) e Pronto Atendimento (PA). Nas unidades de Internação atua-se no Alojamento Conjunto (AC), Patologia Obstétrica (PATOB), Centro Obstétrico (CO) e UTI – Adulto e Neonatal. Diante dessa realidade, é de fundamental importância o trabalho do psicólogo, pois abre espaço de escuta às angústias presentes, facilitando a elaboração mais adequada dos conflitos e conseqüente diminuição da ansiedade presente.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Claudia Aparecida Marchetti Duarte, Liliane Genain Zaparolli, Karen Lie Oish, Andrea da Silveira Rossi, Laise Poterio Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.