Banner Portal
Análise quantitativa do número de punções venosas realizadas em pacientes submetidos à quimioterapia na central de quimioterapia-CAISM-UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Quimioterapia. Punção venosa. Paciente oncológico

Como Citar

PEREIRA, Elaine Cristina. Análise quantitativa do número de punções venosas realizadas em pacientes submetidos à quimioterapia na central de quimioterapia-CAISM-UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 173–173, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7813. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A rede venosa de um paciente submetido à quimioterapia é alvo preferencial a ser acometido por complicações que venham a dificultar sua utilização para a infusão do quimioterápico. O profissional que realiza a punção venosa deve ser consciente da importância desse procedimento e realizá-lo de forma a preservar o paciente do excesso do número de punções e da dor. O número de punções realizadas em paciente oncológico e em quimioterapia é um indicador de qualidade muito importante. Diante de tal importância tornou-se objetivo desta pesquisa o levantamento do número de punções venosas nos pacientes em tratamento quimioterápico ambulatorial realizado na Central de QuimioterapiaCaism-Unicamp no ano de 2009. Os dados foram analisados mensalmente e obtidos a partir de um livro de registro diário do serviço em questão. Classificou-se os resultados segundo um esquema baseado no número de punções por paciente realizadas para iniciar a infusão de forma adequada e segura, sendo 01, 02, 03, 04 ou mais punções. Desta forma, obteu-se os índices mensais em número e porcentagem, demonstrando os valores reais da prática desse procedimento no serviço onde o trabalho foi realizado. Pelos resultados obtidos observou-se uma resposta bastante positiva já que o número de uma única punção venosa realizada para se iniciar a infusão no paciente é muito superior as demais que decrescem de forma gradativa conforme aumenta o número de punções necessárias.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Elaine Cristina Pereira

Downloads

Não há dados estatísticos.