Banner Portal
Ambulatório de pacientes especiais: humanizando o tratamento odontológico
PDF

Palavras-chave

Pacientes especiais. Saúde bucal. Prevenção. Capacitação. Qualidade de vida

Como Citar

D’OTTAVIANO, Laura H. A. A.; SAMARA, Daniela Baracat; FANTINI, Maria Aparecida Simões; FERREIRA, Nayara Ferraz D.; BARBOSA, Vanessa C. Stofanelli. Ambulatório de pacientes especiais: humanizando o tratamento odontológico. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 221–222, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7809. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O Ambulatório de Pacientes Especiais do Serviço de Odontologia do HC UNICAMP, tem como objetivo a promoção da saúde bucal e atendimento a pacientes com necessidades diferenciadas, tais como, retardo de desenvolvimento neuropsicomotor, malformações genéticas ou adquiridas, diabetes, doenças cardíacas, respiratórias, auto-imunes, AIDS, entre outras doenças, em âmbito hospitalar. Estes pacientes sofrem preconceito em seu atendimento odontológico, já que muitos cirurgiões-dentistas não têm ambiente adequado, ou não sabem como tratá-los. Encontramos pacientes que nunca tinham ido ao dentista e tão pouco realizavam tratamento odontológico. Para o tratamento destes pacientes lançamos mão de técnicas não-farmacológicas e instrumentos coadjuvantes, como o dispositivo de Godoy, que nos ajuda na contenção do paciente e abridores de boca desenvolvidos pelos próprios dentistas segundo as necessidades encontradas. Apesar da enorme importância social, humana e científica, são poucas as universidades brasileiras que possuem em sua graduação esta especialidade, poucos os hospitais e centros que oferecem este tipo de trabalho, e é menor ainda o universo de profissionais capacitados. Nosso objetivo é sensibilizar os profissionais da área da saúde para a importância de estarem capacitados para o atendimento a pacientes com necessidades especiais visando o aumento da qualidade de vida e saúde bucal e geral do paciente e seus cuidadores.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Laura H. A. A. D’Ottaviano, Daniela Baracat Samara, Maria Aparecida Simões Fantini, Nayara Ferraz D. Ferreira, Vanessa C. Stofanelli Barbosa

Downloads

Não há dados estatísticos.