A coleção de lepidoptera (arthropoda, insecta) do acervo do museu de zoologia (ZUEC) “prof. Adão José Cardoso” da universidade estadual de campinas

Autores

  • Artur Nishibe Furegatti Universidade Estadual de Campinas
  • Poliana Félix Araujo Universidade Estadual de Campinas
  • André Victor Lucci Freitas Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7806

Palavras-chave:

Museu de zoologia. Coleção de lepidóptera. Borboleta. Mariposa

Resumo

A coleção de Lepidoptera (borboletas e mariposas) do Museu de Zoologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é composta por cerca de 200.000 indivíduos coletados nos últimos 50 anos. Do total, cerca de 20.000 indivíduos estão montados, e destes, 2.770 estão tombados, sendo que todo o restante é composto por exemplares envelopados a serem preparados no futuro. Os exemplares são provenientes de diversas regiões da América do Sul, mas a grande maioria é do Brasil, com um volume enorme de material recente do Estado de São Paulo como resultado do projeto Biota-Fapesp. A maioria do material constitui a coleção científica, destinada principalmente ao atendimento de pesquisadores interessados no estudo de Lepidoptera. Os exemplares de borboletas do Museu de Zoologia incluem todas as seis famílias conhecidas para o grupo (Hesperiidae, Lycaenidade, Nymphalidae, Papilionidae, Pieridae e Riodinidae). Devido ao seu caráter misto, a maioria dos exemplares ainda estão organizados por lotes em envelopes, e no momento está sendo despendido um esforço intenso na organização da coleção, especialmente a de borboletas. Esses esforços incluem a identificação do maior número possível de exemplares, e a atualização da nomenclatura para que a disponibilização dos dados da coleção seja adequada. O trabalho com as mariposas será iniciado em um futuro próximo. Por ter sido resultado de quase meio século de trabalho, e combinar coletas de três pesquisadores, a coleção apresenta grande importância para as diversas áreas do conhecimento principalmente a entomologia e ecologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Nishibe Furegatti, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/IB - Museu de Zoologia

Poliana Félix Araujo, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/IB - Museu de Zoologia

André Victor Lucci Freitas, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/IB - Museu de Zoologia

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

FUREGATTI, A. N.; ARAUJO, P. F.; FREITAS, A. V. L. A coleção de lepidoptera (arthropoda, insecta) do acervo do museu de zoologia (ZUEC) “prof. Adão José Cardoso” da universidade estadual de campinas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 165–166, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7806. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7806. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 4 - Área Médica e Biológicas