Banner Portal
A coleção de lepidoptera (arthropoda, insecta) do acervo do museu de zoologia (ZUEC) “prof. Adão José Cardoso” da universidade estadual de campinas
PDF

Palavras-chave

Museu de zoologia. Coleção de lepidóptera. Borboleta. Mariposa

Como Citar

FUREGATTI, Artur Nishibe; ARAUJO, Poliana Félix; FREITAS, André Victor Lucci. A coleção de lepidoptera (arthropoda, insecta) do acervo do museu de zoologia (ZUEC) “prof. Adão José Cardoso” da universidade estadual de campinas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 165–166, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7806. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A coleção de Lepidoptera (borboletas e mariposas) do Museu de Zoologia do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é composta por cerca de 200.000 indivíduos coletados nos últimos 50 anos. Do total, cerca de 20.000 indivíduos estão montados, e destes, 2.770 estão tombados, sendo que todo o restante é composto por exemplares envelopados a serem preparados no futuro. Os exemplares são provenientes de diversas regiões da América do Sul, mas a grande maioria é do Brasil, com um volume enorme de material recente do Estado de São Paulo como resultado do projeto Biota-Fapesp. A maioria do material constitui a coleção científica, destinada principalmente ao atendimento de pesquisadores interessados no estudo de Lepidoptera. Os exemplares de borboletas do Museu de Zoologia incluem todas as seis famílias conhecidas para o grupo (Hesperiidae, Lycaenidade, Nymphalidae, Papilionidae, Pieridae e Riodinidae). Devido ao seu caráter misto, a maioria dos exemplares ainda estão organizados por lotes em envelopes, e no momento está sendo despendido um esforço intenso na organização da coleção, especialmente a de borboletas. Esses esforços incluem a identificação do maior número possível de exemplares, e a atualização da nomenclatura para que a disponibilização dos dados da coleção seja adequada. O trabalho com as mariposas será iniciado em um futuro próximo. Por ter sido resultado de quase meio século de trabalho, e combinar coletas de três pesquisadores, a coleção apresenta grande importância para as diversas áreas do conhecimento principalmente a entomologia e ecologia.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Artur Nishibe Furegatti, Poliana Félix Araujo, André Victor Lucci Freitas

Downloads

Não há dados estatísticos.