Uma experiência de interação entre centros da coordenadoria de centros e núcleos – COCEN/UNICAMP
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7802Palavras-chave:
Preservação. Acervo. Conservação e patrimônioResumo
Esta apresentação destaca a importância da interação institucional, profissional e de atividades afins entre duas Unidades distintas, o Centro de Memória da Unicamp – CMU e o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural/ Centro de Documentação de Música Contemporânea – CIDDIC/CDMC, que contribuem para proposta adequada de tratamento de acervos com técnicas e procedimentos de preservação. Os trabalhos começaram em 2009, quando foi analisada a integridade física do acervo textual do CDMC, que já apresentava um bom estado de conservação característica de sua documentação contemporânea. Ainda assim foi fundamental o treinamento para a aplicação adequada das atividades de conservação e restauração desde limpeza especial (higienização), pequenos reparos e acondicionamento que comprovadamente contribuem para a longevidade dos acervos institucionais. A importância da interação entre os Centros enfatiza a contribuição para a salvaguarda do Patrimônio Histórico e Cultural a fim de disponibilizar com eficiência e eficácia coleções sob guarda da Universidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-16
Como Citar
STUCCHI, C. E.; SICHMANN, M. Uma experiência de interação entre centros da coordenadoria de centros e núcleos – COCEN/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 115–115, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7802. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7802. Acesso em: 27 jan. 2023.
Edição
Seção
Eixo 3 - Área de Ciências Humanas e Artes
Licença
Copyright (c) 2016 Cecília Evangelina Stucchi, Mirdza Sichmann

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.