Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de são paulo, através do gerenciamento da bednet – um estudo exploratório

Autores

  • Gildenir Carolino Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7800

Palavras-chave:

Biblioteca escolares digitiais - Redes. Internet na educação. Rede do conhecimento

Resumo

O presente estudo, de caráter descritivo-análitico, com foco na pesquisa exploratória, analisa as percepções dos gestores, através de diretores e vice-diretores em 04 escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio, sobre aspectos relacionados à administração pelas habilidades e competências de operar em suas escolas à rede BEDnet. O principal objetivo desse estudo é, a partir das percepções particulares investigadas, compreender o sentido do trabalho coletivo perante as habilidades apresentadas e o que o mesmo pode significar para as escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio ao ingressar na BEDnet, através da competência informacional. Foram empregados nos procedimentos de coleta de dados: entrevista, baseada no roteiro de entrevista de indicadores de desempenho, com ênfase na experiência de vida de cada sujeito pesquisado como gestor e; a aplicação de um questionário de afirmativas e respostas abertas contendo 15 questões e semi-estruturado a partir da noção de quatro grandes áreas de atividades (pessoal, profissional, tecnológico e gestão) relacionadas a seu conhecimento e administração da rede BEDnet. Por fim, estes procedimentos nos levaram a identificar as habilidades e competência informacional dos gestores como receptores e disseminadores de conhecimento na integração e compartilhamento do portal BEDnet. Finalmente, o compartilhamento de saberes e união dos conhecimentos técnicos e teóricos dos bibliotecários, professores e alunos, demonstrarão que é possível aplicar na realidade a construção de um projeto social necessário para a complementação do ensino nos dias de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildenir Carolino Santos, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/FE

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

SANTOS, G. C. Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de são paulo, através do gerenciamento da bednet – um estudo exploratório. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 121–122, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7800. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7800. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Área de Ciências Humanas e Artes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>