Banner Portal
Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de são paulo, através do gerenciamento da bednet – um estudo exploratório
PDF

Palavras-chave

Biblioteca escolares digitiais - Redes. Internet na educação. Rede do conhecimento

Como Citar

SANTOS, Gildenir Carolino. Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de são paulo, através do gerenciamento da bednet – um estudo exploratório. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 121–122, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7800. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

O presente estudo, de caráter descritivo-análitico, com foco na pesquisa exploratória, analisa as percepções dos gestores, através de diretores e vice-diretores em 04 escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio, sobre aspectos relacionados à administração pelas habilidades e competências de operar em suas escolas à rede BEDnet. O principal objetivo desse estudo é, a partir das percepções particulares investigadas, compreender o sentido do trabalho coletivo perante as habilidades apresentadas e o que o mesmo pode significar para as escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio ao ingressar na BEDnet, através da competência informacional. Foram empregados nos procedimentos de coleta de dados: entrevista, baseada no roteiro de entrevista de indicadores de desempenho, com ênfase na experiência de vida de cada sujeito pesquisado como gestor e; a aplicação de um questionário de afirmativas e respostas abertas contendo 15 questões e semi-estruturado a partir da noção de quatro grandes áreas de atividades (pessoal, profissional, tecnológico e gestão) relacionadas a seu conhecimento e administração da rede BEDnet. Por fim, estes procedimentos nos levaram a identificar as habilidades e competência informacional dos gestores como receptores e disseminadores de conhecimento na integração e compartilhamento do portal BEDnet. Finalmente, o compartilhamento de saberes e união dos conhecimentos técnicos e teóricos dos bibliotecários, professores e alunos, demonstrarão que é possível aplicar na realidade a construção de um projeto social necessário para a complementação do ensino nos dias de hoje.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Gildenir Carolino Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.