Os acervos pessoais: (re) construindo a memória através das imagens
DOI:
https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7795Palavras-chave:
Arquivo. Acervo pessoal. Tratamento arquivístico. Cinema. FotografiaResumo
O trabalho pretende mostrar como o processamento técnico e a contextualização dada aos documentos, especificamente os fotográficos, presentes nos acervos pessoais, possibilitam o reconhecimento da fotografia como fonte primária de informação, resgatando seu valor como documento histórico e sua compreensão como patrimônio cultural. O trabalho apresentado é o resultado do tratamento arquivístico aplicado ao conjunto de fotografias da Companhia Cinematográfica Vera Cruz pertencente ao fundo Abílio Pereira de Almeida, depositado no Centro de Documentação Alexandre Eulálio do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (CEDAE/IEL/UNICAMP), e constituído por documentos originados pelas atividades desempenhadas pelo titular como ator, autor, diretor e produtor de teatro, cinema e televisão nas décadas de 40 a 60 do século XX.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-16
Como Citar
BOTELHO, R. de M.; SAAD, P. C. Os acervos pessoais: (re) construindo a memória através das imagens. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 150–150, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7795. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7795. Acesso em: 27 jan. 2023.
Edição
Seção
Eixo 3 - Área de Ciências Humanas e Artes
Licença
Copyright (c) 2016 Roberta de Moura Botelho, Patrícia Cano Saad

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os trabalhos adotam a licença do Creative Commons.