Os acervos pessoais: (re) construindo a memória através das imagens

Autores

  • Roberta de Moura Botelho Universidade Estadual de Campinas
  • Patrícia Cano Saad Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7795

Palavras-chave:

Arquivo. Acervo pessoal. Tratamento arquivístico. Cinema. Fotografia

Resumo

O trabalho pretende mostrar como o processamento técnico e a contextualização dada aos documentos, especificamente os fotográficos, presentes nos acervos pessoais, possibilitam o reconhecimento da fotografia como fonte primária de informação, resgatando seu valor como documento histórico e sua compreensão como patrimônio cultural. O trabalho apresentado é o resultado do tratamento arquivístico aplicado ao conjunto de fotografias da Companhia Cinematográfica Vera Cruz pertencente ao fundo Abílio Pereira de Almeida, depositado no Centro de Documentação Alexandre Eulálio do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (CEDAE/IEL/UNICAMP), e constituído por documentos originados pelas atividades desempenhadas pelo titular como ator, autor, diretor e produtor de teatro, cinema e televisão nas décadas de 40 a 60 do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta de Moura Botelho, Universidade Estadual de Campinas

IEL/CEDAE

Patrícia Cano Saad, Universidade Estadual de Campinas

IEL/CEDAE

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

BOTELHO, R. de M.; SAAD, P. C. Os acervos pessoais: (re) construindo a memória através das imagens. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 150–150, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7795. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7795. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Área de Ciências Humanas e Artes