Banner Portal
O sistema de arquivos da UNICAMP - a relação entre historiadores e arquivistas na preservação da memória institucional e científica da universidade
PDF

Palavras-chave

Arquivo. Memória. Preservação. Historiador e arquivista

Como Citar

OLIVEIRA, Felipe Pinheiro; SANTOS, Victor Amadeu Brito. O sistema de arquivos da UNICAMP - a relação entre historiadores e arquivistas na preservação da memória institucional e científica da universidade. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 129–130, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7792. Acesso em: 19 jul. 2024.

Resumo

O presente trabalho visa apresentar a interdisciplinaridade nas relações profissionais e acadêmicas entre os graduandos da Faculdade de História da PUC-Campinas e os profissionais arquivistas do Sistema de Arquivos da ÚNICAMP, na consolidação das políticas de preservação da memória institucional e científica da universidade, através dos programas de estágios instituídos por estas instituições. Neste sentido, apresentamos dois exemplos dessas relações a partir das experiências práticas e teóricas desenvolvidas pelos próprios autores, durante estágios realizados em dois importantes órgãos o Arquivo Central do Sistema de Arquivos e no Arquivo Setorial da Diretoria Geral de Recursos Humanos respectivamente. Muito mais que a oportunidade de aliar a teoria dada em sala de aula, com a práxis estabelecida no cotidiano dos trabalhos desenvolvidos no sistema de arquivos, o programa de estágios oferece a oportunidade de um intercâmbio profissional de grande importância e relevância para os estudantes de história, uma vez que estes não estão familiarizados com a gestão de acervos documentais devido a generalidade com que esta ciência é tratada na grade curricular do curso nas universidades brasileiras. Os arquivos são o ambiente ideal e principal instrumento para as pesquisas do historiador.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Felipe Pinheiro Oliveira, Victor Amadeu Brito Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.