O sistema de arquivos da UNICAMP - a relação entre historiadores e arquivistas na preservação da memória institucional e científica da universidade

Autores

  • Felipe Pinheiro Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Victor Amadeu Brito Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7792

Palavras-chave:

Arquivo. Memória. Preservação. Historiador e arquivista

Resumo

O presente trabalho visa apresentar a interdisciplinaridade nas relações profissionais e acadêmicas entre os graduandos da Faculdade de História da PUC-Campinas e os profissionais arquivistas do Sistema de Arquivos da ÚNICAMP, na consolidação das políticas de preservação da memória institucional e científica da universidade, através dos programas de estágios instituídos por estas instituições. Neste sentido, apresentamos dois exemplos dessas relações a partir das experiências práticas e teóricas desenvolvidas pelos próprios autores, durante estágios realizados em dois importantes órgãos o Arquivo Central do Sistema de Arquivos e no Arquivo Setorial da Diretoria Geral de Recursos Humanos respectivamente. Muito mais que a oportunidade de aliar a teoria dada em sala de aula, com a práxis estabelecida no cotidiano dos trabalhos desenvolvidos no sistema de arquivos, o programa de estágios oferece a oportunidade de um intercâmbio profissional de grande importância e relevância para os estudantes de história, uma vez que estes não estão familiarizados com a gestão de acervos documentais devido a generalidade com que esta ciência é tratada na grade curricular do curso nas universidades brasileiras. Os arquivos são o ambiente ideal e principal instrumento para as pesquisas do historiador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Pinheiro Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/SIARQ – UNICAMP/DGRH/Arquivo Setorial

Victor Amadeu Brito Santos, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/SIARQ – UNICAMP/DGRH/Arquivo Setorial

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

OLIVEIRA, F. P.; SANTOS, V. A. B. O sistema de arquivos da UNICAMP - a relação entre historiadores e arquivistas na preservação da memória institucional e científica da universidade. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 129–130, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7792. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7792. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Área de Ciências Humanas e Artes