Resumo
Este trabalho faz parte de um projeto de doutorado, em andamento, que visa pesquisar o universo da profissionalização do menor no Brasil a partir de um segmento específico. Visa contribuir também com o debate das políticas públicas para o desenvolvimento educacional e profissional do menor. Pesquisando a trajetória percorrida por menores trabalhadores a partir da década de 1970, em um ambiente específico – a UNICAMP – é possível constatar como a questão foi tratada em nível de política pública geral, as ações da sociedade civil e outras providências específicas em órgãos públicos e empresas. A pesquisa inicialmente atentou para um caso específico - o desenvolvimento educacional dos atuais profissionais da Universidade, nela ingressantes sendo adolescentes – patrulheiros, mensageiros ou guardinhas. O resultado é interessante na medida que mostra significativo desenvolvimento por parte desse contingente. Se o ambiente acadêmico influencia no processo é algo que será verificado dentro de aspectos comparativos, parte da pesquisa que comporá a tese. Amostragem preliminar em um universo de 272 ex-menores, hoje profissionais da Unicamp, revela que 52% concluíram uma graduação e há 8% em nível de pós-graduação. Por essa amostragem constata-se que há significativo desenvolvimento educacional no segmento, provavelmente impulsionado pelo ambiente da Unicamp e perspectivas na carreira. Provavelmente boa parte daqueles com formação de nível médio, também terá avanços. Isso será verificado na pesquisa em andamento.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Edison Cardoso Lins
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