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O significativo desenvolvimento educacional dos profissionais que ingressaram adolescentes na UNICAMP
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Palavras-chave

Trabalho do menor. Desenvolvimento educacional

Como Citar

LINS, E. C. O significativo desenvolvimento educacional dos profissionais que ingressaram adolescentes na UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 139–140, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7791. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7791. Acesso em: 29 maio. 2023.

Resumo

Este trabalho faz parte de um projeto de doutorado, em andamento, que visa pesquisar o universo da profissionalização do menor no Brasil a partir de um segmento específico. Visa contribuir também com o debate das políticas públicas para o desenvolvimento educacional e profissional do menor. Pesquisando a trajetória percorrida por menores trabalhadores a partir da década de 1970, em um ambiente específico – a UNICAMP – é possível constatar como a questão foi tratada em nível de política pública geral, as ações da sociedade civil e outras providências específicas em órgãos públicos e empresas. A pesquisa inicialmente atentou para um caso específico - o desenvolvimento educacional dos atuais profissionais da Universidade, nela ingressantes sendo adolescentes – patrulheiros, mensageiros ou guardinhas. O resultado é interessante na medida que mostra significativo desenvolvimento por parte desse contingente. Se o ambiente acadêmico influencia no processo é algo que será verificado dentro de aspectos comparativos, parte da pesquisa que comporá a tese. Amostragem preliminar em um universo de 272 ex-menores, hoje profissionais da Unicamp, revela que 52% concluíram uma graduação e há 8% em nível de pós-graduação. Por essa amostragem constata-se que há significativo desenvolvimento educacional no segmento, provavelmente impulsionado pelo ambiente da Unicamp e perspectivas na carreira. Provavelmente boa parte daqueles com formação de nível médio, também terá avanços. Isso será verificado na pesquisa em andamento.
https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7791
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Copyright (c) 2016 Edison Cardoso Lins

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