Resumo
O presente estudo é um recorte do Projeto de Pesquisa Extensão desenvolvido junto à Faculdade de Educação e ao Centro de Memória da Unicamp que mostra as potencialidades do jornal comunitário como instrumento de diálogo entre a educação formal (tradicional) e a educação não-formal, aquela que ocorre fora do ambiente escolar. O trabalho em desenvolvimento, intitulado “O jornal comunitário como instrumento de aproximação intergeracional”, pretende, por meio de entrevistas, conhecer melhor idosos e adolescentes moradores da Vila Castelo Branco e bairros adjacentes que participam do processo de elaboração do jornal comunitário Conexão Jovem, seja na condi- ção de repórteres (adolescentes/entrevistadores), seja na condição de fontes jornalísticas (idosos/entrevistados). O trabalho vem sendo pautado na seguinte questão: “Em que medida o jornal comunitário Conexão Jovem vem promovendo uma aproximação intergeracional caracterizada pelo diálogo entre adolescentes e idosos?”. Nesse estudo, durante a realização semanal de oficinas de jornal comunitário, são produzidas entrevistas e fotos para a elaboração da publicação – também estão sendo recolhidos depoimentos dos idosos sobre a história e o cotidiano da comunidade. Além da produção de quatro edições do jornal comunitário Conexão Jovem (8 páginas, formato A-4 e tiragem de 3 mil exemplares), será organizada uma exposição de fotos (boa parte dessas imagens já foi produzida pelos jovens que focalizam os idosos da comunidade em seus afazeres diários). A mostra será apresentada, inicialmente, no Progen (Projeto Gente Nova), ONG que sedia o trabalho e, posteriormente, em outros espaços da Vila Castelo Branco e bairros adjacentes.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Amarildo Batista Carnicel, Carolina Marialva, Daniel Serrano
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