Resumo
Dentre as várias definições existentes, documentos são vestígios do passado que possibilitam conhecer a ação do homem no tempo. O documento fotográfico nas instituiçõesmemória (arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação) requer a presença de uma “legenda” que lhe dê sentido. Sem esta o potencial de significação do documento encontra-se reduzido, comprometendo a leitura da imagem, consequentemente, seu uso como fonte de informação. A falta da “legenda” torna a fotografia mera ilustração, no sentido pejorativo do termo de apêndice ao texto escrito. A legenda menciona o assunto, o lugar, a data e o fotógrafo, autor do registro. Caso estes dados não estejam disponíveis no próprio documento ou nos chamados itens originais da imagem (envelopes, invólucros, anotações anexas etc.) é possível buscar recuperá-los através de pesquisa. Basicamente, tal estratégia envolve: pesquisa bibliográfica (periódicos de época, álbuns comemorativos, obras sobre a história local, efemérides etc.), pesquisa na documentação complementar (caso a fotografia faça parte de um conjunto que apresente outros tipos documentais) e entrevistas. Desta maneira, um diferencial no trabalho com as fontes fotográficas nas instituições-memória é a pesquisa empreendida para a recuperação dos dados da “legenda”, a qual busca reconstruir a informação que se perdeu ao longo da existência do registro.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Cássia Denise Gonçalves
Downloads
Não há dados estatísticos.