Leitura de imagens: a legenda da fotografia

Autores

  • Cássia Denise Gonçalves Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7783

Palavras-chave:

Documento fotográfico. Fotografia-leitura. Fotografia-legenda

Resumo

Dentre as várias definições existentes, documentos são vestígios do passado que possibilitam conhecer a ação do homem no tempo. O documento fotográfico nas instituiçõesmemória (arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação) requer a presença de uma “legenda” que lhe dê sentido. Sem esta o potencial de significação do documento encontra-se reduzido, comprometendo a leitura da imagem, consequentemente, seu uso como fonte de informação. A falta da “legenda” torna a fotografia mera ilustração, no sentido pejorativo do termo de apêndice ao texto escrito. A legenda menciona o assunto, o lugar, a data e o fotógrafo, autor do registro. Caso estes dados não estejam disponíveis no próprio documento ou nos chamados itens originais da imagem (envelopes, invólucros, anotações anexas etc.) é possível buscar recuperá-los através de pesquisa. Basicamente, tal estratégia envolve: pesquisa bibliográfica (periódicos de época, álbuns comemorativos, obras sobre a história local, efemérides etc.), pesquisa na documentação complementar (caso a fotografia faça parte de um conjunto que apresente outros tipos documentais) e entrevistas. Desta maneira, um diferencial no trabalho com as fontes fotográficas nas instituições-memória é a pesquisa empreendida para a recuperação dos dados da “legenda”, a qual busca reconstruir a informação que se perdeu ao longo da existência do registro.

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Biografia do Autor

Cássia Denise Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/CMU

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

GONÇALVES, C. D. Leitura de imagens: a legenda da fotografia. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 128–129, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7783. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7783. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Área de Ciências Humanas e Artes