Inclusão: o educador inclusivo na creche

Autores

  • Anie Aparecida de Lima Coutinho Silva Universidade Estadual de Campinas
  • Leandro Oliveira Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7782

Palavras-chave:

Reformas educacionais. Diversidade. Paradigmas

Resumo

Um dos principais desafios nas reformas educacionais mais recentes do nosso país tem sido a ampliação do acesso a programas educacionais e de cuidados para crianças inclusivas e, principalmente, no sistema educacional público. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em 2010 para obtenção da Graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista. A inclusão social é um processo que se concretiza, no Brasil, por meio de uma política de educação inclusiva cujos pressupostos filosóficos compreendem a construção de uma escola aberta para todos, que respeita e valoriza a diversidade. Este processo vem provocando mudanças de paradigmas, impulsionando as pessoas a conviverem com uma concepção de aprendizagem, sem restrições a qualquer ordem, ou seja, uma prática recente e ainda incipiente nas nossas escolas. É preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza.

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Biografia do Autor

Anie Aparecida de Lima Coutinho Silva, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/Prodecad

Leandro Oliveira Silva, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/Prodecad

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

SILVA, A. A. de L. C.; SILVA, L. O. Inclusão: o educador inclusivo na creche. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 154–154, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7782. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7782. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Área de Ciências Humanas e Artes