Centro de estudos de petróleo: atuação e desenvolvimento no segmento de exploração e produção de petróleo junto a universidade

Autores

  • Vanessa C. Bizotto Universidade Estadual de Campinas
  • Natache S. D. A. Sassim Universidade Estadual de Campinas
  • Cleunice A. F. Gouvea Universidade Estadual de Campinas
  • Osvair V. Trevisan Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7764

Palavras-chave:

CEPETRO. Petróleo. Apoio à pesquisa

Resumo

O Centro de Estudos de Petróleo (CEPETRO) foi criado em 1987 na UNICAMP, com apoio da Petrobras. É um centro multidisciplinar na área de petróleo, que engloba as mais diferentes áreas do conhecimento, como engenharia, geologia, química, física e matemática. Com a sua criação veio avanço na área acadêmica como a criação do Departamento de Engenharia de Petróleo e cursos de pós-graduação da área, contribuindo para a formação de mão de obra qualificada, e produzindo resultados auspiciosos, sendo por isso reconhecido nacional e internacionalmente. Este trabalho tem como objetivo divulgar a atuação e desenvolvimento do CEPETRO dentro da Universidade e sua parceria com a indústria através de alguns indicadores como produção científica, quantidade de projetos firmados com indústria, pesquisadores vinculados, entre outros, desde sua criação. Esses indicadores fazem com que o CEPETRO tenha a responsabilidade de ajudar a manter a UNICAMP como uma das melhores Universidades no segmento de exploração e produção de petróleo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa C. Bizotto, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/CEPETRO

Natache S. D. A. Sassim, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/CEPETRO

Cleunice A. F. Gouvea, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/CEPETRO

Osvair V. Trevisan, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/CEPETRO

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

BIZOTTO, V. C.; SASSIM, N. S. D. A.; GOUVEA, C. A. F.; TREVISAN, O. V. Centro de estudos de petróleo: atuação e desenvolvimento no segmento de exploração e produção de petróleo junto a universidade. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 126–126, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7764. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7764. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Área de Ciências Humanas e Artes

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)