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Capacitação em serviço aos profissionais de enfermagem recém-admitidos no hospital das clínicas da UNICAMP
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Palavras-chave

Capacitação em serviço. Admissão de pessoal. Enfermagem. Educação baseada em competências

Como Citar

DINI, Ariane Polidoro. Capacitação em serviço aos profissionais de enfermagem recém-admitidos no hospital das clínicas da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 127–128, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7763. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O desenvolvimento de programas de treinamento/capacitação de funcionários deve considerar a participação e valorização do potencial humano. Os funcionários recém admitidos devem ser vistos como parceiros das organizações, de forma que são fornecedores de conhecimentos, habilidades e capacidades, além de renovarem significados aos objetivos e rumos organizacionais. O objetivo deste estudo é relatar a experiência do programa de capacitação em serviço aos profissionais de enfermagem recém-admitidos no Hospital de Clínicas, realizado pela Seção de Enfermagem em Educação Continuada. O programa de capacitação em serviço é desenvolvido num período de duas semanas e compreende três fases inter-relacionadas: planejamento, desenvolvimento e avaliação. A fase de desenvolvimento inclui aulas teóricas, estruturadas de forma a valorizar os conhecimentos prévios dos recémadmitidos e atividades práticas nas unidades assistenciais. As atividades enfatizam a prestação de cuidados e o processo de enfermagem. Ademais, a atividade prática visa apresentar ao profissional as normas e rotinas institucionais, como também o funcionamento dos serviços de apoio hospitalar. A fase de avaliação acontece simultânea e continuamente, de forma que o desempenho dos profissionais embasa o re-planejamento das atividades. Destaca-se que o programa de admissão mensal, acordado com a Diretoria Geral e a Divisão de Recursos Humanos/HC, é fundamental para manter o investimento na capacitação em serviço, por ocasião da admissão, como um processo efetivo, contínuo e ajustado às necessidades do cotidiano enquanto prioridade de gestão e desenvolvimento de recursos humanos.
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Copyright (c) 2016 Ariane Polidoro Dini

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