Avaliação e intervenção em dificuldades de aprendizagem: possibilidades e contribuições da abordagem construtivista

Autores

  • Marina Charaba Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7762

Palavras-chave:

Psicopedagogia. Dificuldade de aprendizagem. Construtivismo

Resumo

Considerando as afamadas Dificuldades de Aprendizagem no contexto escolar, teve como principal objetivo verificar e relatar como a abordagem construtivista pode contribuir em casos de dificuldades leves em escrita e matemática. Para isso, foram selecionadas quatro crianças regularmente matriculadas na 2ª série do ensino fundamental da rede estadual de ensino, que de acordo com os resultados obtidos na avaliação inicial, apontaram tais dificuldades. A partir daí, foi elaborado um projeto de intervenção psicopedagógica organizado em doze sessões de quarenta e cinco minutos cada, que privilegiou o trabalho de automatização da escrita de palavras com dificuldades (encontros consonantais, dígrafos, sílabas compostas e complexas), a interpretação de textos, o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, lógico-matemático, além da concentração, atenção e imaginação. Apesar do curto tempo em que as sessões foram realizadas, a avaliação final apontou progressos significativos no que diz respeito à escrita de palavras com dificuldades. Estes progressos possivelmente se devem à proposta de atendimento individualizado e personalizado e da inigualável contribuição lúdica dos jogos, cujos benefícios puderam ser facilmente observados no comportamento e desempenho dos participantes. Porém, vale lembrar que vários outros fatores podem ter contribuído para que estas melhorias fossem observadas, a começar pelo simples fato de terem se passado oito meses desde a avaliação inicial, o que corresponde a um considerável período de desenvolvimento e amadurecimento destas crianças. Este trabalho foi resultado do Curso em Psicopedagogia Construtivista pela Faculdade de Educação/UNICAMP.

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Biografia do Autor

Marina Charaba Santos, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/REITORIA/DGRH/CRECHE ÁREA DE SAÚDE

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

SANTOS, M. C. Avaliação e intervenção em dificuldades de aprendizagem: possibilidades e contribuições da abordagem construtivista. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 125–125, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7762. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7762. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Área de Ciências Humanas e Artes