A interdisciplinaridade entre o serviço social e a orientaçâo educacional e o desenvolvimento sócio acadêmico do universitário

Autores

  • Patricia Cilene Gilberti Zanette, Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7758

Palavras-chave:

Serviço social. Orientação educacional. Estudante

Resumo

Em continuação ao resumo apresentado no II SIMTEC, expomos este trabalho com a finalidade de divulgar os resultados obtidos desde a implementação deste projeto no SAE. Tal projeto tem como objetivo estimular a integração acadêmica e social dos estudantes, minimizar as suas dificuldades socioeconômicas e gerar oportunidades. Para ser contemplado com Bolsa Trabalho o aluno precisa estar de acordo com os critérios acadêmicos que pressupõe a progressão no seu curso de acordo com a projeção realizada pela universidade. Assim o objetivo desse programa é proporcionar ao aluno que solicita Bolsa Trabalho e que está com o Coeficiente de Rendimento abaixo do exigido, uma proposta de intervenção do Serviço Social e Orientação Educacional, a qual visa auxiliá-los a organizar sua vida acadêmica, para que concretizem sua graduação dentro do prazo estipulado. A metodologia utilizada pelo Serviço Social é a triagem, o acolhimento, a entrevista social e o encaminhamento à Orientação Educacional, que fará o diagnostico pedagógico nos aspectos de orientação de estudo e escolha de curso e carreira, e o acompanhamento constante será realizado por ambas as áreas. Este trabalho foi iniciado em 2008 com 40 atendimentos, sendo que destes 90% tiveram como resultado a reinserção dentro do prazo de integralização. Em 2009 tivemos 20 atendimentos com 90% de resultados positivos. No primeiro semestre de 2010 estamos atendendo 20 alunos. Acreditamos que o programa esta atendendo os objetivos propostos e se consolidando como mais uma estratégia para melhorar a qualidade dos futuros profissionais que estarão atuando na nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Cilene Gilberti Zanette,, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/SAE

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

ZANETTE, P. C. G. A interdisciplinaridade entre o serviço social e a orientaçâo educacional e o desenvolvimento sócio acadêmico do universitário. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 145–145, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7758. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7758. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Área de Ciências Humanas e Artes