A formação da sociedade de consumo a partir dos relatórios de pesquisa de opinião pública do IBOPE (1950)

Autores

  • Silvia Rosana Modena Martini Universidade Estadual de Campinas
  • Emerson Luís Marques Costa Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7756

Palavras-chave:

Arquivo Edgard Leuenroth. IBOPE. Consumo

Resumo

As séries documentais Boletim das Classes Dirigentes e Pesquisas Especiais fazem parte do fundo documental do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), doado ao Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) pelo próprio instituto. Os relatórios de pesquisa destas séries documentais trazem informações sobre os mais diversos temas, a saber: consumo, estudo de mercado, viabilidade de investimento empresarial, costumes, comportamento, intenção de voto, mídia, análise de governo, entre outros. A partir das pesquisas de mercado e consumo, pretendemos levantar subsídios para compreender a sociedade de consumo que se desenhava a partir dos anos 1950 nos grandes centros urbanos, especificamente Rio de Janeiro e São Paulo e como a emergência deste mercado de bens materiais e simbólicos, modificou hábitos, preferências, comportamentos e valores destes habitantes, visto que ao consumir, o homem não consome apenas mercadoria, mas todo um modo de vida. Há uma confluência de juízos de valores apregoando o consumo, valorizando um estilo de vida moderno, que muitas vezes encobria a sujeição do cidadão brasileiro a modelos e modas importadas e rentáveis. Este modo de vida, disseminado principalmente pelo rádio, através das suas novelas, programas populares e shows, sugere aos radiouvintes, o como agir e comportar-se, fato que nos leva a atribuir a este veículo de comunicação grande relevância para a formação da sociedade de consumo.

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Biografia do Autor

Silvia Rosana Modena Martini, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/IFCH/AEL

Emerson Luís Marques Costa, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/IFCH/AEL

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

MARTINI, S. R. M.; COSTA, E. L. M. A formação da sociedade de consumo a partir dos relatórios de pesquisa de opinião pública do IBOPE (1950). Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 141–141, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7756. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7756. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Área de Ciências Humanas e Artes

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