Sistematização de uma metodologia de desenho de processos

Autores

  • Fernando Antonio Hello Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7751

Palavras-chave:

Metodologia de desenho de processos. Melhoria de processos. Sistematização. Práxis. Valorização pessoal e profissional do trabalhador

Resumo

Alinhado às diretrizes dos PLANES-UNICAMP-PRDU-DGRH, assessoramos a DGRH-DAP e trabalhamos o desenho do Processo de Contagem de Tempo e Aposentadoria, no âmbito dos Macro Processos de Administração de Pessoal e dos Macro Processos de Negócio da DGRH. A Contagem de Tempo-Aposentadoria é um processo bastante complexo, com inúmeras normas, regras, legislação e uma infinidade de detalhes envolvidos. Essa complexidade do processo exigiu um grande trabalho de estruturação das bases mínimas sobre as quais determinaríamos os subprocessos que, por sua vez, seriam descritos em planilhas de atividades, fluxogramas e diagramas. Ao aplicarmos a metodologia de desenho de processos, com reuniões semanais de levantamento e descrição das atividades realizadas com a equipe, no ordenamento e sequenciamento das ações executadas nas rotinas de trabalho, tivemos necessidade de estabelecer um relacionamento bastante positivo com a equipe que possibilitasse uma escuta, sedimentação e sistematização dos conhecimentos e da expertise de cada um dos colaboradores, transmutadas posteriormente num mapa o mais fiel possível das ações. Neste resgate da identificação e da descrição das atividades, através de um método quase maiêutico de questionamentos, modelagem, construções e concepções de novos arranjos, e desconstruções de arranjos antigos, de novas conexões e/ou desconexões, vão surgindo ou se sedimentando as grandes linhas mestras de atividades que definem os subprocessos, os agrupamentos lógicos entre eles e suas interfaces, sempre delineadas através da interlocução e construção com própria equipe. Ao final, o mapa resultante produz um efeito de satisfação, motivação, auto-reconhecimento e realização nos participantes ao retratar fidedignamente seu trabalho e tarefas diárias, onde acabam por se perceber enquanto profissionais técnicos altamente qualificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Antonio Hello, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/GR-DGRH/INFORMÁTICA

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

HELLO, F. A. Sistematização de uma metodologia de desenho de processos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 109–110, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7751. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7751. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Área de Exatas e Tecnológicas