Banner Portal
Química em ação: interação universidade e escola pública
PDF

Palavras-chave

Motivação. Escola pública. Extensão. Biocombustíveis

Como Citar

SALOMÃO, Acacia Adriana; MARTELLI, Cláudia; AUGUSTO, Fábio; BASTOS, Flavio Adriano; TACHINARDI, Hélio Henrique; LOPES, Elizandra C. da Silva. Química em ação: interação universidade e escola pública. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 107–107, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7745. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O ensino de ciências, sobretudo o de química, é muitas vezes levado aos alunos de ensino médio de modo inadequado, fazendo com que estes não se interessem por esta área tão importante para o desenvolvimento de um país. Para tanto, foi desenvolvido, através das coordenadorias de extensão e graduação do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, um programa denominado “Química em Ação”, cujo tema central foi “biocombustíveis e sustentabilidade” com o objetivo de demonstrar para os estudantes que esta ciência está muito presente em seu cotidiano, além de promover a interação entre estes estudantes e os alunos do ensino superior. O evento ocorreu em parceria com a Diretoria de Ensino de Campinas Leste. Os alunos do ensino médio foram selecionados através de uma redação sobre o tema do evento. Ao todo 115 estudantes se inscreveram, sendo escolhidos 25 alunos. O evento realizado de 20 a 24 de julho de 2009, foi dividido em duas partes: no período da manhã, os estudantes assistiram a palestras e realizaram experimentos nos laboratórios. Após o almoço, os alunos fizeram visitas nos laboratórios do IQ. A avaliação do evento se deu por meio de um questionário com aprovação de 100%. O projeto permitiu uma maior divulgação do IQ e foi uma valiosíssima oportunidade de interação da comunidade acadêmica com o ensino médio. Os dados apontam que o “Química em Ação” é uma vivência favorável e significativa tanto para os participantes quanto para os seus organizadores, que desta forma consolidam-no como um evento anual.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Acacia Adriana Salomão, Cláudia Martelli, Fábio Augusto, Flavio Adriano Bastos, Hélio Henrique Tachinardi, Elizandra C. da Silva Lopes

Downloads

Não há dados estatísticos.