Química em ação: interação universidade e escola pública

Autores

  • Acacia Adriana Salomão Universidade Estadual de Campinas
  • Cláudia Martelli Universidade Estadual de Campinas
  • Fábio Augusto Universidade Estadual de Campinas
  • Flavio Adriano Bastos Universidade Estadual de Campinas
  • Hélio Henrique Tachinardi Universidade Estadual de Campinas
  • Elizandra C. da Silva Lopes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7745

Palavras-chave:

Motivação. Escola pública. Extensão. Biocombustíveis

Resumo

O ensino de ciências, sobretudo o de química, é muitas vezes levado aos alunos de ensino médio de modo inadequado, fazendo com que estes não se interessem por esta área tão importante para o desenvolvimento de um país. Para tanto, foi desenvolvido, através das coordenadorias de extensão e graduação do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, um programa denominado “Química em Ação”, cujo tema central foi “biocombustíveis e sustentabilidade” com o objetivo de demonstrar para os estudantes que esta ciência está muito presente em seu cotidiano, além de promover a interação entre estes estudantes e os alunos do ensino superior. O evento ocorreu em parceria com a Diretoria de Ensino de Campinas Leste. Os alunos do ensino médio foram selecionados através de uma redação sobre o tema do evento. Ao todo 115 estudantes se inscreveram, sendo escolhidos 25 alunos. O evento realizado de 20 a 24 de julho de 2009, foi dividido em duas partes: no período da manhã, os estudantes assistiram a palestras e realizaram experimentos nos laboratórios. Após o almoço, os alunos fizeram visitas nos laboratórios do IQ. A avaliação do evento se deu por meio de um questionário com aprovação de 100%. O projeto permitiu uma maior divulgação do IQ e foi uma valiosíssima oportunidade de interação da comunidade acadêmica com o ensino médio. Os dados apontam que o “Química em Ação” é uma vivência favorável e significativa tanto para os participantes quanto para os seus organizadores, que desta forma consolidam-no como um evento anual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acacia Adriana Salomão, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/IQ

Cláudia Martelli, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/IQ

Fábio Augusto, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/IQ

Flavio Adriano Bastos, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/IQ

Hélio Henrique Tachinardi, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/IQ

Elizandra C. da Silva Lopes, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/IQ

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

SALOMÃO, A. A.; MARTELLI, C.; AUGUSTO, F.; BASTOS, F. A.; TACHINARDI, H. H.; LOPES, E. C. da S. Química em ação: interação universidade e escola pública. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 107–107, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7745. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7745. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Área de Exatas e Tecnológicas