Banner Portal
Experiências de treinamento utilizando MOODLE – o caso introdução à linguagem c à distância
PDF

Palavras-chave

Educação à distância. Ambiente virtual de aprendizagem. Linguagem de programação

Como Citar

GRADVOHL, André Leon S. Experiências de treinamento utilizando MOODLE – o caso introdução à linguagem c à distância. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 84–85, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7734. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O treinamento de introdução à linguagem C à distância foi o primeiro nesta modalidade oferecido no CENAPAD-SP, centro vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa da Unicamp. O principal objetivo dessa iniciativa foi tornar acessível o conhecimento da linguagem de programação C para potenciais usuários externos dos equipamentos do CENAPAD-SP, sem que precisassem se deslocar até os laboratórios, onde teriam o treinamento em um horário pré-determinado, de acordo com a disponibilidade do instrutor e dos equipamentos. Oferecido à distância entre 9 e 19 de novembro de 2009, os 11 estudantes matriculados determinavam seus horários e ritmos de estudo, tornando o treinamento mais eficiente. Para que o treinamento pudesse ser oferecido remotamente, o Moodle – um ambiente virtual de aprendizagem – foi utilizado como plataforma para manter o material didático do treinamento. Esse material era composto por páginas com o conteúdo sobre a linguagem C, vídeos com demonstrações de confecção de programas, questionários (objetivos, dissertativos e pesquisa de satisfação), fóruns para dúvidas e chat. Havia ainda a possibilidade dos estudantes acessarem remotamente um computador para editar e compilar seus programas, apesar desse recurso não ter sido utilizado. Os estudantes instalaram seu próprio ambiente de desenvolvimento de programas em C, disponível gratuitamente na internet. A pesquisa feita no final do treinamento apontou que os pontos positivos foram a relevância do treinamento, a reflexão crítica, o apoio do tutor e a compreensão dos envolvidos na solução dos problemas propostos. A interatividade fornecida pelo ambiente virtual foi a característica que mais requer melhorias na opinião dos estudantes.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 André Leon S. Gradvohl

Downloads

Não há dados estatísticos.