Experiências de treinamento utilizando MOODLE – o caso introdução à linguagem c à distância

Autores

  • André Leon S. Gradvohl Universidade Estadual de Campina

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7734

Palavras-chave:

Educação à distância. Ambiente virtual de aprendizagem. Linguagem de programação

Resumo

O treinamento de introdução à linguagem C à distância foi o primeiro nesta modalidade oferecido no CENAPAD-SP, centro vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa da Unicamp. O principal objetivo dessa iniciativa foi tornar acessível o conhecimento da linguagem de programação C para potenciais usuários externos dos equipamentos do CENAPAD-SP, sem que precisassem se deslocar até os laboratórios, onde teriam o treinamento em um horário pré-determinado, de acordo com a disponibilidade do instrutor e dos equipamentos. Oferecido à distância entre 9 e 19 de novembro de 2009, os 11 estudantes matriculados determinavam seus horários e ritmos de estudo, tornando o treinamento mais eficiente. Para que o treinamento pudesse ser oferecido remotamente, o Moodle – um ambiente virtual de aprendizagem – foi utilizado como plataforma para manter o material didático do treinamento. Esse material era composto por páginas com o conteúdo sobre a linguagem C, vídeos com demonstrações de confecção de programas, questionários (objetivos, dissertativos e pesquisa de satisfação), fóruns para dúvidas e chat. Havia ainda a possibilidade dos estudantes acessarem remotamente um computador para editar e compilar seus programas, apesar desse recurso não ter sido utilizado. Os estudantes instalaram seu próprio ambiente de desenvolvimento de programas em C, disponível gratuitamente na internet. A pesquisa feita no final do treinamento apontou que os pontos positivos foram a relevância do treinamento, a reflexão crítica, o apoio do tutor e a compreensão dos envolvidos na solução dos problemas propostos. A interatividade fornecida pelo ambiente virtual foi a característica que mais requer melhorias na opinião dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Leon S. Gradvohl, Universidade Estadual de Campina

UNICAMP/PRP/CENAPAD

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

GRADVOHL, A. L. S. Experiências de treinamento utilizando MOODLE – o caso introdução à linguagem c à distância. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 84–85, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7734. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7734. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Área de Exatas e Tecnológicas