Resumo
A análise sensorial de alimentos e, principalmente, os testes afetivos são ferramentas cada vez mais utilizadas pela indústria de alimentos. Temos como objetivo aplicar análise de regressão por Partial Least Square, para possibilitar o direcionamento de preferências do consumidor através de análises físico-químicas. Foram realizadas as determinações de pH, cor, °Brix, acidez e viscosidade. Para a análise estatística foi realizada ANOVA, média de Tukey e PLS. Dentre as amostras utilizadas para calibração, 6 apresentaram desvio altos, pois poderiam trazer prejuízos na conclusão de um estudo com consumidores. Na validação externa, o modelo previu melhor as amostras, com maior coeficiente de correlação e com 4 desvios relativos, o que também poderia trazer prejuízos na conclusão de um estudo com consumidores. Tanto na calibração quanto na validação externa, as amostras, com menor (A9 e A12) e maior aceitação (A11) tiveram sua previsão tendendo a média geral de todas as amostras, ou seja, o modelo diminuiu a discriminação entre as amostras estudadas, isto poderia ser prejudicial para quem viesse a usar este modelo para prever a aceitação de sucos de laranja. Os parâmetros físico-químicos utilizados não foram suficientes para serem considerados direcionadores de preferência dos consumidores, no entanto pode contribuir como uma indicação de resultados. A análise sensorial com o consumidor, mais uma vez, mostra-se como um método científico sem substituição. A aplicação da análise de PLS apresenta-se como uma ferramenta que poderá ser aplicada em determinadas situações, desde que se crie um modelo que possa ser aplicado.Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Eliete de Carvalho Leite
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