Banner Portal
Correlação entre resutados de determinações físicoquímicas e teste de aceitabilidade por análise de regressão em partial least square (PLS) em sucos de laranja
PDF

Palavras-chave

Suco de laranja. Aceitação. PLS

Como Citar

CARRARO, Francisco. Correlação entre resutados de determinações físicoquímicas e teste de aceitabilidade por análise de regressão em partial least square (PLS) em sucos de laranja. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 90–91, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7724. Acesso em: 23 jul. 2024.

Resumo

O Brasil encontra-se entre os principais produtores de laranja sendo o mercado europeu e o americano os principais consumidores, importando 54% e 34%, respectivamente. Este suco possui como principais nutrientes às vitaminas C e B, além de potássio, fibra e ferro. Este trabalho teve como objetivo avaliar quais parâmetros físico-químicos influenciam positivamente e negativamente a aceitação dos consumidores em relação ao suco de laranja, analisando 12 amostras comerciais do produto, embaladas em Tetrapak®. O teste de aceitação foi realizado com 118 consumidores utilizando escala hedônica mista de 9 pontos, sendo os dados para impressão global utilizado neste estudo. As determinações físico-químicas foram realizadas em triplicata: pH, cor (L, a*, b*), °Brix e acidez titulável. Para a análise estatística foi realizada ANOVA, Teste de média de Tukey e análise de regressão de Partial Least Square (PLS), com utilização do programa estatístico SAS e XLStat.. Entre os parâmetros físico-químicos avaliados, nenhum deles causou influência (positiva ou negativa) sobre a aceitação dos consumidores para os sucos e néctares de laranja, ou seja, os consumidores gostaram das amostras, independentemente dos diferentes valores de pH, °Brix, L, a*, b* e acidez titulável encontrados. Porém, houve uma maior aceitação por parte de um grupo de consumidores pelas amostras (A1, A2 e A11) que apresentavam diferença significativa (p<0,05), com valores menores, nos parâmetros de cor L* e b* e no pH. Os resultados obtidos poderão contribuir como informações, se puderem ser utilizados por pesquisadores e indústrias brasileiras no desenvolvimento ou elaboração do produto.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Francisco Carraro

Downloads

Não há dados estatísticos.