Correlação entre resutados de determinações físicoquímicas e teste de aceitabilidade por análise de regressão em partial least square (PLS) em sucos de laranja

Autores

  • Francisco Carraro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7724

Palavras-chave:

Suco de laranja. Aceitação. PLS

Resumo

O Brasil encontra-se entre os principais produtores de laranja sendo o mercado europeu e o americano os principais consumidores, importando 54% e 34%, respectivamente. Este suco possui como principais nutrientes às vitaminas C e B, além de potássio, fibra e ferro. Este trabalho teve como objetivo avaliar quais parâmetros físico-químicos influenciam positivamente e negativamente a aceitação dos consumidores em relação ao suco de laranja, analisando 12 amostras comerciais do produto, embaladas em Tetrapak®. O teste de aceitação foi realizado com 118 consumidores utilizando escala hedônica mista de 9 pontos, sendo os dados para impressão global utilizado neste estudo. As determinações físico-químicas foram realizadas em triplicata: pH, cor (L, a*, b*), °Brix e acidez titulável. Para a análise estatística foi realizada ANOVA, Teste de média de Tukey e análise de regressão de Partial Least Square (PLS), com utilização do programa estatístico SAS e XLStat.. Entre os parâmetros físico-químicos avaliados, nenhum deles causou influência (positiva ou negativa) sobre a aceitação dos consumidores para os sucos e néctares de laranja, ou seja, os consumidores gostaram das amostras, independentemente dos diferentes valores de pH, °Brix, L, a*, b* e acidez titulável encontrados. Porém, houve uma maior aceitação por parte de um grupo de consumidores pelas amostras (A1, A2 e A11) que apresentavam diferença significativa (p<0,05), com valores menores, nos parâmetros de cor L* e b* e no pH. Os resultados obtidos poderão contribuir como informações, se puderem ser utilizados por pesquisadores e indústrias brasileiras no desenvolvimento ou elaboração do produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Carraro, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/FEA/Depto de Alimentos e Nutrição

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

CARRARO, F. Correlação entre resutados de determinações físicoquímicas e teste de aceitabilidade por análise de regressão em partial least square (PLS) em sucos de laranja. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 90–91, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7724. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7724. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Área de Exatas e Tecnológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)