Banner Portal
As novas quadras urbanas para o polo de tecnologia da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Campus universitário. Urbanização. Pólo de tecnologia

Como Citar

DONADON, Edilene Teresinha; SANTOS, Eduardo Jamal Francisco; SANTOS, Eduardo Jamal Francisco; ROMERO, Gabriela Marques; SHIMAMOTO, Yoshio. As novas quadras urbanas para o polo de tecnologia da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 101–102, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7719. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O desenho urbano da Unicamp foi concebido inicialmente pelo escritórios Bros e implantado por desejo do fundador e reitor da Unicamp, o Prof. Zeferino Vaz. De 1966 a meados da década de 1970 a Unicamp investiu na implantação das sedes dos Institutos e Faculdades seguindo em parte as orientações do primeiro plano urbano com desenho radial que conhecemos. Após as inúmeras fases de ocupação que incluíram desde a implantação de edifícios provisórios, passando pelos edifícios em padrão modular durante a expansão da década de 80 e 90, a Unicamp chega nesse novo século com edifícios obsoletos, áreas desvitalizadas, poucas calçadas e a necessidade de expansão de novos edifícios para abarcar a atividade de pesquisa sempre em expansão. O novo pólo tecnológico, a ser implantado na área nordeste da Unicamp, abrigará edifícios, praças com conectividade em rede sem fio, equipamentos urbanos adequados, ruas para pedestres, restaurante e ciclovias. O desenho inovador, seguindo as tendências mundiais de sustentabilidade e de urbanização tenta atender às novas demandas contemporâneas, como a mobilidade e a necessidade de conectividade. Os padrões urbanísticos desenvolvidos nesse trabalho poderão nortear os trabalhos de revitalização no campus que deverão ocorrer nos próximos anos, propiciando uma ocupação urbana voltada ao usuário e que valorize os pedestres e o ciclista. O trabalho pretende mostrar à comunidade da Unicamp o que vem sendo pensado para o campus e que comumente fica restrito às áreas técnicas e administrativas da universidade e divulgar as propostas como incentivo à utilização dessas novas áreas.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Edilene Teresinha Donadon, Eduardo Jamal Francisco Santos, Eduardo Jamal Francisco Santos, Gabriela Marques Romero, Yoshio Shimamoto

Downloads

Não há dados estatísticos.