Ajuste de modelos de Annealing de traços de fissão em zircão utilizando-se dados geológicos

Autores

  • Rosane Palissari Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7716

Palavras-chave:

Traços de fissão. Zircão. Annealing

Resumo

O Método dos Traços de Fissão (MTF) é uma das técnicas mais poderosas usadas para descrever as histórias térmicas de rochas presentes na camada da superfície terrestre, sob condições de baixa temperatura. Se a rocha hospedeira teve a temperatura elevada em um dado período, os traços de fissão que se formaram desde então, são encurtados irreversivelmente ou apagados (os traços sofrem annealing). Os minerais mais comumente utilizados no MTF são a apatita e o zircão, sendo este último sensível ao annealing térmico sob temperaturas mais altas que a temperatura de fechamento da apatita, que é aproximadamente 120 o C . As características do annealing dos traços de fissão em zircão têm sido obtidas utilizando-se dados de experimentos de laboratório, que são executados em tempos menores que 1 ano ou menos. Estes dados são usados para calibrar modelos de annealing empíricos, que descrevem a dependência do encurtamento dos traços com o tempo e a temperatura. No entanto, um problema de ordem prática é a incerteza introduzida na extrapolação para tempos geológicos (106 – 108 anos), através dos modelos calibrados pelos dados de laboratório (< 1 ano). Um dos objetivos deste estudo é fornecer condições de contorno adicionais para a faixa de tempo-temperatura da zona de annealing do zircão, através de dados de zircões de poços, cujas amostras foram expostas a temperaturas estáveis por ~1 milhão de anos. Desta forma, o problema da extrapolação é abordado explicitamente ajustando-se os modelos a dados geológicos. Os ajustes dos vários modelos foram comparados entre si, levando-se em conta considerações estatísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Palissari, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1984), mestrado (1990) e doutorado (2007) em Física pela UNICAMP. Atuou como Profissional de Pesquisa no Instituto de Geociências da UNICAMP adquirindo experiência, principalmente, na área de SEM (Scanning Electron Microscopy). Participa como colaboradora do Grupo de Cronologia do Depto. de Raios Cósmicos e Cronologia do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) - UNICAMP, cujo trabalho enfatiza a área de Traços de Partículas Nucleares. Atualmente, atua como Profissional para Assuntos Universitários, sendo Supervisora do Laboratório Multiusuários (LAMULT) do IFGW, adquirindo experiência nas áreas: SIMS (Secondary Ion Mass Spectroscopy), AFM (Atomic Force Microscopy), FTIR (Fourier Transform Infrared Spectroscopy), XRD ( X Ray Diffraction) and Raman Spectroscopy.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

PALISSARI, R. Ajuste de modelos de Annealing de traços de fissão em zircão utilizando-se dados geológicos. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 86–86, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7716. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7716. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Área de Exatas e Tecnológicas