Banner Portal
Uso da radiação gama (COBALTO 60) na descontaminação de acervos de livros da biblioteca do instituto de estudos da linguagem
PDF

Palavras-chave

Recuperação de acervos. Radiação gama

Como Citar

LLAGOSTERA, Ana A. G. Uso da radiação gama (COBALTO 60) na descontaminação de acervos de livros da biblioteca do instituto de estudos da linguagem. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 11–12, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7714. Acesso em: 15 jul. 2024.

Resumo

A Biblioteca do IEL tem como política de formação de seu acervo, desde o seu início na década de 1980, o aceite de doação e a compra de bibliotecas de intelectuais que contém acervos valiosos dos séculos XIX e XX. O acervo do IEL é um dos mais completos na área de Estudos da Linguagem, conforme os indicadores de Empréstimo Entre Bibliotecas e as consultas de pesquisadores de outras instituições. No entanto, essa política acarreta problemas de contaminação de acervos por agentes biológicos e o correspondente custo de descontaminação e recuperação. A técnica de anóxia por nitrogênio mostrou-se ineficaz para a solução do problema. Realizou-se pesquisa na literatura e consultas a instituições similares constatando que o uso da radiação gama seria uma solução. A irradiação consiste na exposição dos livros à radiação gama Cobalto 60 na dosagem de 500 Gy (Gray) para a desinfestação de insetos nos estágios de ovo, larva, pulpa ou adulto. Esse processo não afeta o pessoal que manuseará os livros e o uso dessa dosagem não altera as propriedades do papel. A irradiação será feita no IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares -, em São Paulo, sem ônus para a Unicamp. Para o tratamento por radiação ionizante será utilizado um irradiador gama multipropósito do IPEN-CTR. Os recursos necessários para a embalagem em caixas de papelão, transporte de 15.000 livros, limpeza dos livros, acondicionamento em papel apropriado e separação dos volumes para reparo foram obtidos junto ao FAEPEX em projeto apresentado em 2009.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Ana A. G. Llagostera

Downloads

Não há dados estatísticos.