Seleção de estudantes especiais junto aos cursos de pós-graduação do instituto de artes

Autores

  • Vivien Helena de Souza Ruiz Universidade Estadual de Campinas
  • Josué Samuel do Carmo Cintra Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7708

Palavras-chave:

Otimização. Estudante especial. Agilização no atendimento. Qualidade dos serviços prestados. Gestão e controle de fluxos

Resumo

Semestralmente, a CPG/IA recebe cerca de 1200 inscrições de Estudantes Especiais. Cada candidato aprovado deve apresentar à Diretoria Acadêmica formulário de matrícula com autorização da Coordenação para vincular-se à disciplina. Tal processo é feito, desde o segundo semestre de 2002, através de Sistema on line, desenvolvido pelo Setor de Informática/IA, facilitando a participação de todos os envolvidos no processo seletivo, ou seja: professores, candidatos e secretaria dos cursos. Na elaboração da grade de disciplinas os professores optam pela aceitação de aluno especiais, deixando explícito o procedimento de seleção. Divulgada a grade de disciplina, no período de pré-inscrição de Estudantes Especiais, estabelecido no calendário de Pós-Graduação da universidade, os candidatos preenchem formulário eletrônico e cumprem o requisito solicitado pelo professor para a seleção. Findo o prazo de inscrição, os professores selecionam os candidatos classificando-os, via on line. Após o recebimento do Relatório de Adequação de Matrícula dos Estudantes Regulares, a secretaria da CPG insere a quantidade de vagas disponíveis aos Estudantes Especiais neste sistema, gerando a lista de aprovados, divulgada no site da CPG/IA, juntamente com link para formulário e informações para matrícula. Esta lista fica disponível no sistema eletrônico, possibilitando visualizar quantos candidatos foram atendidos e em qual(is) disciplina(s). Nos dias de matrícula, o candidato aprovado apresenta-se à Secretaria da CPG com formulário de inscrição preenchido, permitindo à Secretaria a identificação da disciplina à qual deve se vincular e o controle das autorizações emitidas, além de colher assinatura da Coordenação no Formulário de Inscrição. Se necessário, é possível controlar vagas violadas nas disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivien Helena de Souza Ruiz, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/Instituto de Artes/Coordenação de Pós-Graduação/Seção de Apoio a Informática

Josué Samuel do Carmo Cintra, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/Instituto de Artes/Coordenação de Pós-Graduação/Seção de Apoio a Informática

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

RUIZ, V. H. de S.; CINTRA, J. S. do C. Seleção de estudantes especiais junto aos cursos de pós-graduação do instituto de artes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 64–64, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7708. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7708. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão