Banner Portal
Seleção de estudantes especiais junto aos cursos de pós-graduação do instituto de artes
PDF

Palavras-chave

Otimização. Estudante especial. Agilização no atendimento. Qualidade dos serviços prestados. Gestão e controle de fluxos

Como Citar

RUIZ, Vivien Helena de Souza; CINTRA, Josué Samuel do Carmo. Seleção de estudantes especiais junto aos cursos de pós-graduação do instituto de artes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 64–64, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7708. Acesso em: 26 maio. 2024.

Resumo

Semestralmente, a CPG/IA recebe cerca de 1200 inscrições de Estudantes Especiais. Cada candidato aprovado deve apresentar à Diretoria Acadêmica formulário de matrícula com autorização da Coordenação para vincular-se à disciplina. Tal processo é feito, desde o segundo semestre de 2002, através de Sistema on line, desenvolvido pelo Setor de Informática/IA, facilitando a participação de todos os envolvidos no processo seletivo, ou seja: professores, candidatos e secretaria dos cursos. Na elaboração da grade de disciplinas os professores optam pela aceitação de aluno especiais, deixando explícito o procedimento de seleção. Divulgada a grade de disciplina, no período de pré-inscrição de Estudantes Especiais, estabelecido no calendário de Pós-Graduação da universidade, os candidatos preenchem formulário eletrônico e cumprem o requisito solicitado pelo professor para a seleção. Findo o prazo de inscrição, os professores selecionam os candidatos classificando-os, via on line. Após o recebimento do Relatório de Adequação de Matrícula dos Estudantes Regulares, a secretaria da CPG insere a quantidade de vagas disponíveis aos Estudantes Especiais neste sistema, gerando a lista de aprovados, divulgada no site da CPG/IA, juntamente com link para formulário e informações para matrícula. Esta lista fica disponível no sistema eletrônico, possibilitando visualizar quantos candidatos foram atendidos e em qual(is) disciplina(s). Nos dias de matrícula, o candidato aprovado apresenta-se à Secretaria da CPG com formulário de inscrição preenchido, permitindo à Secretaria a identificação da disciplina à qual deve se vincular e o controle das autorizações emitidas, além de colher assinatura da Coordenação no Formulário de Inscrição. Se necessário, é possível controlar vagas violadas nas disciplinas.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Vivien Helena de Souza Ruiz, Josué Samuel do Carmo Cintra

Downloads

Não há dados estatísticos.