Relato de experiência: indicadores de qualidade de assistência de enfermagem – coleta de dados , tabulação e a necessidade da informatização

Autores

  • Angélica Olivetto Almeida Universidade Estadual de Campinas
  • Ariane Dini Universidade Estadual de Campinas
  • Vera Médice Nishide Universidade Estadual deCampinas
  • Filomena Beatriz Godoy Pereira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7707

Palavras-chave:

Indicadores de qualidade em assistência à saúde. Informática em enfermagem. Enfermagem

Resumo

Indicadores de assistência de enfermagem são ferramentas gerenciais para garantir a qualidade do cuidado e também refletem os contextos da prática de enfermagem, identificando as oportunidades de melhorias. O objetivo desse trabalho é apresentar o processo atual de coleta e tabulação dos indicadores de assistência em enfermagem no Hospital de Clínicas da UNICAMP. Trata-se de estudo descritivo e exploratório utilizando uma planilha manual com os indicadores de cada área e, posteriormente, planilha eletrônica (EXCEL) para tabulação. Os dados foram coletados diariamente pelos enfermeiros das unidades assistenciais (Unidades de internação, Terapia intensiva e Unidade de emergência referenciada) dos turnos de manhã, tarde e noite mensalmente no período de agosto de 2008 a dezembro de 2009 e a seguir foram encaminhados ao Serviço de Educação Continuada (SEEC). O enfermeiro do SEEC realizou a somatória dos eventos adversos e dos indicadores de produção e os inseriu na planilha eletrônica gerando os gráficos de tendências com os eventos adversos. No momento seguinte os gráficos foram encaminhados no formato de Power Point para que os gerentes, juntamente com a equipe de enfermagem das unidades, elaborassem projetos de melhorias. Todavia, os dados neste momento são apenas quantitativos, necessitando ainda da qualificação dos eventos adversos. A experiência atual mostra a necessidade da informatização desses dados como uma tendência de futuro e está em fase de elaboração juntamente com o Serviço de Informática da Instituição para que a disponibilização destes seja em tempo real, facilitando as medidas de intervenção nas áreas assistenciais com alterações nos processos de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Olivetto Almeida, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/HC – HC/DENF – HC/SEEC

Ariane Dini, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/HC – HC/DENF – HC/SEEC

Vera Médice Nishide, Universidade Estadual deCampinas

UNICAMP/HC – HC/DENF – HC/SEEC

Filomena Beatriz Godoy Pereira, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/HC – HC/DENF – HC/SEEC

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

ALMEIDA, A. O.; DINI, A.; NISHIDE, V. M.; PEREIRA, F. B. G. Relato de experiência: indicadores de qualidade de assistência de enfermagem – coleta de dados , tabulação e a necessidade da informatização. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 45–46, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7707. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7707. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)