Programa de mentoria – ajudando na escolha do melhor caminho

Autores

  • Ademilde Félix Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7699

Palavras-chave:

Universidade. Aluno. Mentor

Resumo

O aluno que chega à Universidade, após a empolgação de ter sido aprovado no vestibular, muitas vezes percebe estar despreparado para a realidade com a qual se depara. Muitos estão longe de suas respectivas famílias, morando em uma cidade que nem sempre se mostra acolhedora. Muitos se desesperam pela falta de orientação. Tendo essa situação como pano de fundo, a Direção da FEEC organizou o II Encontro de Mentoria. Para tal, foi enviado um e-mail convidando os docentes da FEEC e do IC para participarem do programa e aqueles que manifestaram interesse foram convidados a participar de um evento que estimulava a aproximação inicial entre os alunos ingressantes dos cursos de Engenharia Elétrica/Engenharia de Computação e os professores. Após esse encontro, os trabalhos de mentoria se iniciaram. Mas o que é um mentor? O conceito de mentoria é geralmente usado como sinônimo de orientador. Entretanto, uma diferença fundamental entre mentor e um orientador é que a mentoria é uma relação pessoal e profissional. Um orientador pode ou não ser um mentor, dependendo da qualidade da relação. Na mentoria, as necessidades do aluno, assim como a natureza da relação, tendem a mudar. Um mentor deve estar atento a estas mudanças e deve, também, variar o grau e o tipo de auxílio, conselho, informação e encorajamento fornecidos. Ou seja, um mentor é alguém que tem um interesse especial em ajudar um acadêmico a desenvolver o sucesso profissional. Alguns alunos, em especial aqueles que têm atividades em grandes laboratórios ou instituições, podem encontrar dificuldades em desenvolver uma relação mais próxima com o professor. Desse modo, os mentores podem suprir essa necessidade, oferecendo orientação e apoio contínuos. Com essa iniciativa, a Direção da FEEC espera que muitas das dúvidas e angústias dos alunos possam ser dirimidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademilde Félix, Universidade Estadual de Campinas

possui graduação em Inglês - Magistério pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Sua área de interesse enquadra-se nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua inglesa, formação do professor de línguas, inclusão educacional de alunos surdos, cultura de aprender e cultura de ensinar, interação em sala de aula.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

FÉLIX, A. Programa de mentoria – ajudando na escolha do melhor caminho. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 31–31, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7699. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7699. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)