Posso ajudar?” Processo de melhoria do acolhimento e direcionamento dos clientes da área da saúde do hospital da mulher/CAISM UNICAMP

Autores

  • Maria Jandira Balista Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7691

Palavras-chave:

Processo de melhoria. CAISM. Acolhimento e direcionamento. Saúde da mulher

Resumo

O CAISM, vocacionado desde sua criação, cumpre seu papel no atendimento à saúde da mulher e do recém-nascido, respeitando os direitos de cidadania e o comprometimento com o atendimento humanizado. O acolhimento e a assistência ao Cliente ocorre através dos Ambulatórios nas áreas de Ginecologia, Neonatologia e Oncologia, Obstetrícia, Unidades de Internação, UTI’s, Procedimentos Especializados e Pronto Atendimento. Transitam no Hospital uma média de 326 Clientes/dia, seus acompanhantes, além das visitas aos clientes internados, ou seja, há um grande fluxo de pessoas. Entretanto, a estrutura física atual dificulta o acesso aos setores de atendimento e a comunicação e informações ficam dispersas. O hospital por si só é um ambiente que gera ansiedade, medo e angústia pela expectativa da cliente quanto ao motivo de seu encaminhamento, diagnóstico e tratamento, aumentando ainda mais o estresse pela dificuldade em se orientar dentro do hospital. Diante deste cenário o grupo intitulado “Posso Ajudar” apresenta este projeto que consiste em acolher as dificuldades e orientar às Clientes a se localizarem dentro do hospital, esclarecendo dúvidas sobre as normas e rotinas dos diversos setores de atendimento. Com a utilização da metodologia Gepro, e a participação no PDGS, os processos de melhorias foram implantados e houve uma melhora no atendimento e direcionamento dos usuários da área da saúde no Hospital da Mulher CAISM-UNICAMP

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Biografia do Autor

Maria Jandira Balista, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/CAISMO/Recepção

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Publicado

2016-08-16

Como Citar

BALISTA, M. J. Posso ajudar?” Processo de melhoria do acolhimento e direcionamento dos clientes da área da saúde do hospital da mulher/CAISM UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 28–28, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7691. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7691. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão