Portal corporativo DGRH – promovendo a cultura de gestão do conhecimento, melhoria contínua e foco na satisfação do cliente

Autores

  • Carlos Paraizo Universidade Estadual de Campinas
  • Carmen Freitas Universidade Estadual de Campinas
  • Laura Tellini Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7688

Palavras-chave:

Portal. Plone. DGRH. Gestão. Conhecimento

Resumo

Desenvolver um portal é uma oportunidade única de retratar os valores da instituição. Com base nesta premissa a Diretoria Geral de Recursos Humanos - Unicamp desenvolveu um novo portal na internet visando estampar seu foco na satisfação dos clientes, na melhoria contínua dos processos e na valorização e disseminação do seu conhecimento. O projeto iniciou com pesquisa e escolha de software livre para gestão de conteúdo que, principalmente, atendesse aos requisitos de controle de usuários e interface simples, permitindo a atualização colaborativa de conteúdo por não especialistas. O software escolhido foi o Plone (www.plone.org). Nos seis meses seguintes foram desenvolvidas ações objetivando envolvimento e motivação de mais de 80 funcionários a compartilharem informações relevantes aos clientes DGRH. O resultado foi o conteúdo do site, tendo como alicerce a cultura de fornecer informação clara, precisa, útil e atual. A terceira fase, iniciada em março/2010, se caracterizou pelo lançamento do novo Portal e tem como objetivo principal a criação e manutenção do mecanismo de melhoria contínua das informações. Parte deste mecanismo são as seções “Novidades e Destaques”, que traz as novas funcionalidades do Portal, e “Você sabia?”, onde são divulgadas informações úteis sobre os Recursos Humanos da Unicamp. Outra importante parte do mecanismo de melhoria é o formulário de contato, que proporciona à DGRH responder de forma rápida às solicitações/dúvidas de seus clientes, como evidência do respeito aos mais de 2.000 acessos diários. A DGRH prossegue o desenvolvimento deste projeto buscando sempre maior qualidade, o que garantirá, a cada dia, mais clientes satisfeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Paraizo, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/DGRH/Equipe de Comunicação

Carmen Freitas, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/DGRH/Equipe de Comunicação

Laura Tellini, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP/DGRH/Equipe de Comunicação

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

PARAIZO, C.; FREITAS, C.; TELLINI, L. Portal corporativo DGRH – promovendo a cultura de gestão do conhecimento, melhoria contínua e foco na satisfação do cliente. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 27–27, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7688. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7688. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão