Banner Portal
Avaliação dos recursos dispendidos com manutenção de máquina fotocopiadora e impressoras do núcleo de estudos de políticas públicas
PDF

Palavras-chave

Análise de custo. Opção de serviços. Fotocopiadora. Impressoras. Recursos.

Como Citar

JUNQUEIRA, Margareth do Carmo Vieira. Avaliação dos recursos dispendidos com manutenção de máquina fotocopiadora e impressoras do núcleo de estudos de políticas públicas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 53–53, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7681. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Em muitas situações há certos procedimentos que se perpetuam pois os processos acabam sendo feitos de maneira automática, sem uma análise de eficiência, de avaliação de atendimento e dos custos envolvidos. Numa situação deste tipo, no NEPP, foi possível analisar de modo integrado os custos relativos a equipamentos de impressão, reprografia e scanner. Nesse contexto, diante da necessidade de gerenciamento quanto ao uso das impressões geradas por cada linha de pesquisa, e considerando ainda que a máquina reprográfica necessitou, nos últimos 8 meses, de reparos sucessivos, com elevados custos de manutenção, foi elaborado um estudo relacionado aos gastos com manutenção dos equipamentos e preços atualizados de toners e cartuchos, em comparação com os custos de um sistema de locação de uma máquina multifuncional, um equipamento que oferece os serviços de fotocópias, impressão, digitalização de documentos e fax e, ainda, a opção de relatórios de impressões e fotocópias discriminados por projetos de pesquisas ou usuários, algo que, estrategicamente, atende às necessidades de gerenciamento no NEPP. Após este estudo, concluímos que, durante um mesmo período de tempo, esta opção de locação levaria a uma economia de 50,66% dos recursos financeiros.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Margareth do Carmo Vieira Junqueira

Downloads

Não há dados estatísticos.