O programa de acesso à informação eletrônica (pai-e): promovendo o uso das fontes de informação eletrônica na universidade

Autores

  • Regina Ap. Blanco Vicentini Universidade Estadual de Campinas
  • Danielle Thiago Ferreira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v1i3.7680

Palavras-chave:

Biblioteca. Serviços. Fontes de informação eletrônica. Informação eletrônica. Acesso. Biblioteca digital

Resumo

A explosão de ofertas de fontes de informação eletrônica se coloca como um grande desafio para as unidades de informação acadêmicas, que vai da diminuição da oferta de recursos impressos à capacitação da comunidade acadêmica no uso adequado desses novos recursos. Assim diante desse desafio, o Sistema de Bibliotecas da Unicamp instituiu o Programa de Acesso à Informação Eletrônica (PAI-e) com o objetivo de gerenciar e promover o uso das fontes de informação em meio eletrônico disponíveis para a comunidade científica da Universidade. A iniciativa de instituir este serviço é decorrente do grande número de ofertas de bases (216 bases referenciais e/ou texto completo), periódicos eletrônicos (17.078 títulos de periódicos eletrônicos com 21.704 links de acesso) e e-books (250.000 títulos de livros eletrônicos) adquiridos e disponibilizados pelo Sistema de Bibliotecas e que necessitam de um gerenciamento eficiente para um acesso rápido e dinâmico. Neste sentido, o trabalho visa relatar as principais atividades que englobam o Programa, como: a) avaliar novos produtos, identificando as áreas de interesse da Universidade que serão atendidas com o conteúdo oferecido; b) dar suporte e oferecer treinamentos à comunidade da Unicamp; c) divulgar para a comunidade científica as fontes de informação adquiridas, renovadas ou canceladas. Com o cumprimento da meta – disponibilizar 100% das teses e dissertações defendidas na Universidade em texto completo na web, o PAI-e deixa de ser um projeto e se consolida como um serviço ofertado à comunidade acadêmica no suporte ao ensino de qualidade e no crescimento da pesquisa científica na Unicamp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Ap. Blanco Vicentini, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Danielle Thiago Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

UNICAMP

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

VICENTINI, R. A. B.; FERREIRA, D. T. O programa de acesso à informação eletrônica (pai-e): promovendo o uso das fontes de informação eletrônica na universidade. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 51–52, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v1i3.7680. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7680. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 1 - Administração e Gestão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)